O prefeito Barjas Negri participou, na manhã desta terça-feira, 6/02, da inauguração oficial das novas instalações do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) de Piracicaba, no Jardim Califórnia . O ato contou com a presença do diretor presidente do Detran São Paulo Maxwell Borges de Moura Vieira. Na ocasião ele elogiou o empenho da administração municipal no processo de montagem da unidade do órgão estadual, que conta com 97% de avaliação positiva na opinião dos usuários.

Solenidade de inauguração oficial realizada na manhã desta terça-feira, em Piracicaba

Em funcionamento desde novembro de 2015, a construção da nova sede do Detran foi viabilizada por meio de convênio entre a Prefeitura e a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional, por intermédio do Detran para o aprimoramento do serviços de trânsito oferecidos à população. A junção dos serviços realizados pela Prefeitura e pelo Governo do Estado incluíram construção do prédio principal – com cerca de 1.200 m² – e do prédio de vistoria e lacração – com cerca de 34m² – em terreno de cerca de 6.246,09 m² doado pela administração municipal.

Unidade foi construída em terreno doado pela Prefeitura de Piracicaba, situado no Jardim Califórnia

Durante as obras, os serviços executados pela Prefeitura incluiram terraplenagem da área; infraestrutura e fundações; estrutura (pilares e vigas); vedos e fechamentos (alvenaria externa) e estrutura de cobertura, com investimento de R$ 800 mil. Os outros serviços ficaram a cargo do Governo do Estado, inclusive a contratação dos servidores que atuam no local. Anteriormente, o Detran ocupava um pequeno imóvel no bairro São Dimas, unidade que foi desativada em 2015.

Enquanto ocupava seu segundo mandato como prefeito, ainda em 2012, Barjas Negri foi responsável por articular a construção da nova unidade do Detran em Piracicaba. “Nossa cidade foi uma das primeiras do Estado a ser contemplada com um novo prédio para o Detran. Desde então, diversos municípios foram beneficiados, mas fomos os primeiros, pois nossa articulação foi intensa, sempre com o objetivo de aprimorar os serviços à população”, disse Barjas.

Levantamento do Governo Estadual apontou que Detran Piracicaba goza de 97% de avaliação positiva entre usuários

O prefeito também salientou a qualidade do atendimento oferecido pelo órgão. “O Detran conta com o que chamamos de ‘padrão Poupatempo de atendimento’, sem filas, sem complicação e com muita comodidade e agilidade. Há de se destacar também a ergonomia, acessibilidade e conforto da unidade.”, afirmou.

O diretor presidente do Detran destacou que desde o início do atendimento, o órgão ampliou em 225% o volume de atendimentos ao público. “A abertura da nova unidade trouxe consigo um aumento considerável da busca pelos serviços do Detran. O mais interessante é observar que isso, por conta da nova estrutura, esse avanço na demanda representou filas de espera nem atrasos. Pelo contrário, a unidade de Piracicaba goza de 97% de aprovação dos usuários que avaliam o atendimento recebido como ótimo e bom”, disse Maxwell Borges de Moura Vieira..

Ele salientou a importância do apoio da Prefeitura de Piracicaba para a execução das obras do posto. “A parceria com a administração municipal foi fundamental para concretizarmos esse projeto, que visa oferecer à população serviços de trânsito com melhor qualidade.”