Com a finalidade de propor futuras parcerias com a Prefeitura de Piracicaba, uma delegação do estado italiano da Úmbria foi recepcionada pelo prefeito Barjas Negri, no Centro Cívico, nesta terça-feira (30). A reunião teve como foco iniciativas e possíveis cooperações nas áreas econômica, empresarial e da saúde. Participaram do encontro o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Econômico e de Governo, José Antonio de Godoy, e o secretário de Saúde e Esportes, Pedro Mello.

Barjas Negri recebeu a comitiva italiana em seu Gabinete: parcerias futuras

A comitiva italiana, chefiada pelo senador italiano Fausto Longo, foi composta pelo responsável pelo Serviço de Relações Internacionais e Cooperação da Região da Úmbria, Giampiero Rasimelli; o diretor da Área da Saúde da Região da Úmbria, Walter Orlandi; e o responsável pela área internacional da Confindústria Úmbria para o setor biomédico, Maurizio Petrozzi. Fabio Porta, também eleito na Itália pelos cidadãos residentes na América do Sul, participou do encontro. Na véspera da visita a Piracicaba o grupo de italianos oficializou, no Palácio dos Bandeirantes, na Capital, o acordo de cooperação entre o governo paulista e o Estado da Úmbria.

Aos visitantes, o prefeito Barjas Negri fez uma breve apresentação de Piracicaba, salientando aspectos culturais, econômicos e sociais do município. “Estamos inseridos em uma região do Estado de São Paulo altamente pujante, que representa entre 8 e 9% do PIB (Produto Interno Bruto) do país, portanto, não faltam boas oportunidades de negócios e acordos com a Itália”, afirmou. Barjas lembrou da forte presença de descendentes de italianos em Piracicaba, e destacou os benefícios que possíveis parcerias acarretariam. “A colônia italiana tem forte tradição em nossa cidade, e reafirmar estes laços tem um profundo significado para nós”, relatou.

Para Giampiero Rasimelli, o ponto de partida de possíveis projetos de cooperação é a formação de grupos que norteiem os rumos para a implementação das ações. “Fizemos um vasto estudo sobre as iniciativas exitosas da região, bem como das áreas que carecem de mais atenção. Agora, é preciso alinharmos nossas expectativas, o que poderá ser alcançado em encontros e seminários. Devemos nos conhecer melhor para implementar uma série de ações que, somando à expertise de cada nação, ajude-nos a obter resultados significativos. Com isso, já posso ver nascer os projetos que permitam o desenvolvimento tanto da Úmbria como de Piracicaba”, afirmou Rasimelli.

Para Longo, o compromisso em criar, facilitar e ampliar o relacionamento entre Itália e Brasil faz parte da atividade parlamentar. “A proposta de uma colaboração na área da saúde com a Itália é algo que a comunidade italiana presente no Brasil anseia há muito tempo. Temos trabalhado durante esses anos para isso e com a colaboração de todos conseguiremos dar este primeiro passo, tendo a oportunidade de no futuro fazermos mais nesta e em outras áreas”, disse.