A Pinacoteca Municipal Miguel Dutra abre, na próxima sexta-feira (02/02), às 20h, a exposição Olhares Diversos. A mostra conjunta, composta por 40 trabalhos fotográficos de Valmir Singh e Lucas Rafael, segue a temporada 2018 de eventos da galeria e tem a curadoria de Alexandra Jacob e Odair Jorge Demarchi. O trabalho dos artistas, inspirado em paisagens urbanas e cotidianas do interior paulista e da cidade de Curitiba, pode ser visto até o dia 24/02, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 14h às 18h. Entrada gratuita.

A exposição fotográfica traz, de forma geral, recortes de paisagens e de relacionamentos familiares. A abertura do evento contará com apresentação audiovisual, que contempla o projeto Essência, realizado por Lucas Rafael na cidade de Pirassununga, e apresenta a sua convivência com uma família do bairro Itupeva, suas observações quanto ao relacionamento familiar, construções de casas com bambu, falta de recursos e a essência de conexão entre eles.

Segundo a curadora Alexandra Jacob, a exposição recebeu o nome de Olhares Diversos por se tratar do resgate à essência do cotidiano. “Representa aquilo que passa desapercebido aos olhos que estão acostumados a ver o todo, o tempo todo. Enxergaremos a delicadeza de cada caminho e o que há de mais colorido e natural, que mora dentro de nós, luz”, comenta.

Para a secretária municipal da Ação Cultural e Turismo, Rosângela Camolese, é uma satisfação perceber que o espaço da galeria tem sido cada vez mais reconhecido. “A mostra apresenta a diversidade de olhares por meio da fotografia ”, diz.

Sobre as artistas

Valmir Singh, nascido em 1963, é paranaense do interior do Estado e residente na cidade de Curitiba. É advogado, engenheiro civil e tem especialização em administração industrial. Sua paixão pela fotografia tem início quando seu pai lhe presenteia, aos 10 anos, com uma Olympus Trip 35 para fotografar obras de construção de ferrovias. Tem especial apreço por fotografias de paisagem, contudo, retratos, fotografias de arquitetura, além de outras modalidades, compõe seu portfólio.

Lucas Rafael, nascido em 1997, é natural da cidade de Leme, interior de São Paulo. Formado em Processos Fotográficos pela Escola Técnica Deputado Salim Sedeh, foi selecionado pela Convocatória Nova Fotografia do MIS (Museu da Imagem e Som) de São Paulo em 2016, onde expôs a série “Álbum de família’’ em 2017, durante 45 dias em uma das salas do museu. Possui trabalho publicado na 2ª Edição da Revista PBMAG, e também na Vice Brasil. Atualmente é membro e contribui para o projeto @everydaybrasil no Instagram onde, em parceria com a @everydaygolshahr, participou da exposição coletiva "a família do homem’’ na Andishe Gallery – Afeghanistan House Art in Golshahr, no Iran. Fez parte da mostra coletiva Mosaicografia em Porto Alegre em 2016.

Serviço – Exposição Olhares Diversos. Na Pinacoteca Municipal Miguel Dutra. Abertura: 02/02, às 20h. Visitação: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h e aos sábados, das 14h às 18h. Informações: 3433-4930.