A Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo (SemacTur) oferece inscrições até o dia 03/10, para cursos gratuitos de ensino à distância – EaD, do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). As vagas para os cursos de inglês básico, espanhol básico, língua brasileira de sinais (Libras) básico e recepcionista (geral), são voltadas a pessoas com idade acima de 15 anos.

As vagas visam a oferta da qualificação profissional e o acesso ao mercado de trabalho nos âmbitos cultural e turístico de Piracicaba. Os cursos do Pronatec Voluntário EaD fazem parte do Plano Progredir, do Governo Federal, com a parceria da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) e instituições privadas.

Para se inscrever, os interessados deverão informar, via e-mail, o número da Carteira de Identidade (RG), do Cadastro de Pessoa Física (CPF), data de nascimento, naturalidade, o endereço completo (rua, n.º, complemento, bairro, CEP e cidade), escolaridade (onde estudou, escola/colégio e localidade) e telefones para contato. Em seguida, receberão uma carta de encaminhamento na qual serão informados sobre o código de inscrição, o período de início e término da oferta do curso, o endereço eletrônico para acesso à plataforma EaD e para a efetivação da sua matrícula.

“É importante ressaltar que a SemacTur realizará a pré-inscrição de cada candidato, de acordo com a disponibilidade de vagas, mas a sua efetivação deverá ser realizada pelo próprio candidato, por meio do Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec), seguindo as informações repassadas na devolutiva da pré-inscrição. Todo o processo é gratuito e não há prova para ingresso nos cursos”, explica a secretária municipal da Ação Cultural e Turismo, Rosângela Camolese.

Os interessados deverão optar por apenas uma vaga. Ao final dos cursos serão emitidos certificados pelas próprias instituições que fazem a oferta.

SERVIÇO – Podem se candidatar aos cursos do Pronatec todos os cidadãos maiores de 15 anos. As pré-inscrições acontecem até o dia 03/10, no site turismo.piracicaba@gmail.com. Informações: 3403-2635.