O Ginásio Municipal Waldemar Blatkauskas recebe no domingo, dia 1º de outubro, o Cine Pedal Brasil, festival de conteúdo audiovisual itinerante, gratuito, onde a energia necessária para a projeção dos filmes é gerada pelo próprio público, por meio do uso de bicicletas.

A infraestrutura do Cine Pedal Brasil conta com 10 bicicletas fixas e 10 bases onde o público poderá encaixar suas próprias bikes, que podem ser de qualquer modelo, desde infantis até adultos. O festival também disponibiliza um pedal manual, que pode ser utilizado por cadeirantes, crianças e idosos. Ao serem pedaladas, as bicicletas produzirão a energia motriz, que será recebida por um equipamento condensador, que alinhará toda a energia gerada e que, em seguida, a redistribuirá para o projetor e para os equipamentos de som e iluminação utilizados no evento.

Os participantes precisam gerar no mínimo 1300 watts para o cine funcionar. No local haverá um sinalizador exibindo em tempo real quantos watts estão sendo gerados. A energia produzida pelos participantes voluntários também poderá ser utilizada no carregamento de dispositivos eletrônicos do público presente.

Confira a programação:

17h – início cadastro dos voluntários 17h30 – pedalar gerar energia – música 18h15 – pronunciamento das autoridades e convidados 18h30 – exibição do filme "Casamento de Romeu e Julieta", de Bruno Barreto – comédia romântica

O evento é uma realização do Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet, patrocinio da Raízen, produção da Inffinito e apoio da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Selam (Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras).