A Prefeitura de Piracicaba entregou ontem, 27/09, mais um trecho duplicado da avenida Antônio Fazzanaro, conhecida como Higienópolis, que liga a rua Santa Catarina até a avenida Rio das Pedras. Secretários, vereadores e lideranças participam da solenidade.

A obra foi aprovada pelo motoboy Vanderlei Salvador, 45, que ressaltou a facilidade e rapidez no trânsito. "A avenida ajuda bastante, principalmente no meu trabalho. Eu moro no Sol Nascente e trabalho na avenida São Paulo, e com esse novo trecho ficou mais rápido o trajeto", disse. Vanderlei Salvador

De acordo com o prefeito Barjas Negri, essa é um obra de grande importância do ponto de vista viário. "Ela só aconteceu porque foi planejada. Começa lá em Santa Teresinha, com a duplicação da Cristóvão Colombo, depois a Jaime Pereira, com ligação com a Paulo de Moraes. Não havia ainda a Antônio Fazzanaro (Higienópolis). Agora, ela liga todos esses locais à avenida Rio das Pedras, à região do Cecap, Eldorado. Um dia, vamos continuar e ligar à avenida Pompéia e Hospital Regional", planejou Barjas. O prefeito destacou também a importância da parceria com a construtora MRV na realização da obra.

O aposentado Marcos Cardinali, 57, morador do bairro Caxambu, transitava de bicicleta pela nova via e comemorou. "Ficou muito bom. É importante porque vai descongestionar o trânsito da avenida Alberto Vollet Sachs e vai facilitar o meu trajeto para o bairro Dois Córregos e avenida Rio das Pedras", comentou. Marcos Cardinalli De acordo com dados da Semuttran (Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes), quem utiliza a via, do ponto de confluência entre a Higienópolis com a rua Santa Catarina (proximidades da Faculdade Anhanguera) e queria chegar à avenida Rio das Pedras, precisava percorrer cerca de 2,5 km. Com a abertura da ponte, este percurso será de aproximandamente 800 metros, o que significa redução de três vezes no trajeto. Se for considerar o tempo de viagem, a redução é ainda maior, mais de 6 vezes (com velocidade média de 50 km/h).

OBRA – A avenida foi ampliada em cerca de 800 metros, entre a rua Santa Catarina e a avenida Rio das Pedras, que incluiu uma ponte sobre o ribeirão Piracicamirim. A iluminação foi realizada pela Prefeitura com investimento de R$ 104 mil, sendo R$ 68 mil para a instalação dos postes e rede elétrica e R$ 36 mil para a instalação das luminárias. A conclusão da obra foi realizada por meio de uma parceria com a empresa MRV Engenharia que concluiu o serviço de pavimentação da ponte já existente.

No trecho entre rua Santa Catarina e avenida Rio das Pedras foram instalados 46 novos postes da CPFL, com luminárias convencionais de vapor de sódio 250 Watts (padrão de luz amarela). No trecho de aproximadamente 150 metros, entre a evenida Pompéia, no sentido da avenida Rio das Pedras foram colocados mais 12 postes também com luminárias convencionais de vapor de sódio 250 watts.

A ponte, inserida no último trecho da avenida, foi concluída por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Piracicaba e a empresa MRV Engenharia. O local, que abrigava o leito ferroviário, recebeu pavimento, calçadas, gradil, sinalização e iluminação. Segundo a MRV, a obra é resultado de contrapartida pelos empreendimentos Piazzas Bellini, Piaget e Paladino, realizados pela construtora no município.