O Núcleo de Educação Ambiental (Nea) da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente recebe amanhã (06), às 19h30, na Acipi, prêmio idealizado pelo Comdema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente), como destaque na categoria “Conscientização ambiental”. Durante a solenidade também serão homenageadas a empresa Ambiental Paulista, os cidadãos Paulo Affonso Machado e Eduardo Cançado, todos por ações relacionadas à preservação do meio ambiente.

Esse é o primeiro prêmio conferido pelo Comdema ao Nea. Para concorrer, a Coordenação do Núcleo encaminhou histórico, números e descrição das atividades desenvolvidas na sede do projeto e junto às comunidades.

Elizabeth da Silveira Nunes, bióloga coordenadora do Nea, explica que o projeto ambiental da Sedema passou por várias fases desde 1996, quando foi implantado. A bióloga explica que atualmente as atividades ocorrem no Paraíso da Criança, onde fica a sede do Núcleo de Educação Ambiental da Sedema. “O espaço é melhor estruturado e localizado, o que nos motivou a elaborar um programa de educação ambiental específico, o Preá”, detalha.

Elizabeth informa que em 2005, o Nea somou a participação de 13 mil pessoas nos programas e atividades de educação ambiental. De março a junho deste ano, o Preá envolveu cerca de 1800 participantes (grupos de escolas públicas, particulares, empresas, instituições governamentais e não-governamentais). Também foram desenvolvidas parcerias com o Sesi 156/Jardim Primavera (projeto Higiene e Coleta Seletiva, com 469 alunos, 12 professores e seis moradores); Comunidade Monte Alegre/Votorantim Celulose e Papel (incentivo à coleta seletiva – 40 moradores do bairro); Comunidade do Bosques do Lenheiro (30 moradores envolvidos, futuros cooperados).

O reconhecimento do Comdema é valorizado pela coordenadora do Nea. “Desenvolvemos um trabalho permanente de educação ambiental, que vem melhorando e obtendo resultados positivos”, argumenta. Elizabeth explica que o Nea conta com equipe de nove profissionais, com supervisão do secretário Rogério Vidal e da engenheira agrônoma Lídia d´Arce Martins, ambos da Sedema. A equipe desenvolve atividades diversas, inclusive de integração às ações de rotina da Sedema, como o Programa Piracicaba Mais Verde, orientações sobre o uso adequado de lixeira nos bairros, reposição de árvores, plantio em áreas verdes e APPs, e orientação quanto ao destino de entulhos.

Reconhecimento

A vice-presidente do Comdema, Iraci Ronda, explica que a indicação do Neo ao prêmio é resultado de um trabalho sério e consciente. “Acompanho a atuação do Núcleo desde sua criação e sei da seriedade com que a questão ambiental é tratada”, detalha.

Iraci reforça que a premiação é uma forma de reconhecimento ao trabalho do Nea. “O objetivo do Comdema é valorizar pessoas e instituições que efetivamente contribuam para a preservação ambiental. O Neo fazendo atuando de maneira exemplar, por isso, vale a homenagem”, completa.

* O Núcleo de Educação Ambiental da Sedema fica na avenida Marechal Castelo Branco, 426 – Jardim Primavera. Informações sobre os programas e visitas podem ser obtidas pelos telefones (19) 3413.5381/3421.3425 ou pelo e-mail creapsedema@gmail.com.