Balanço da Vigilância Epidemiológica (VE) demonstra que apenas 54,55% das pessoas que pertencem aos grupos prioritários, estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS), foram vacinados contra a gripe até o dia 20 de maio. Isso significa que o município está muito abaixo da cobertura estabelecida pelo MS, de 90% do público-alvo.

Como a campanha nacional termina na sexta-feira, 26, a Secretaria de Saúde, para tentar ampliar a cobertura atual, decidiu estender o atendimento à população até ao sábado, 27, quando estarão disponíveis 10 pontos volantes pela cidade (conforme tabela abaixo). Ao longo desta semana, a vacina estará disponível em todos os postos de saúde: USF, das 8h à 16 horas; UBS e CRAB, das 8h às 15 horas.

Os grupos prioritários são: idosos, crianças de 6 meses a menos de 5 anos, profissionais da saúde, gestantes, puérperas, professores da rede pública e privada, pessoas com alguma comorbidade, bombeiros, policiais civis e militares, profissionais da defesa civil e dos Correios.

Para a Secretaria de Saúde, é importante que as mães se sensibilizem e levem seus filhos, porque trata-se do público com a menor cobertura. De acordo o secretário da pasta, dr. Pedro Mello, este é um momento de muita preocupação porque as pessoas não estão compreendendo o risco que é ficar sem a imunização.

“A gripe é uma doença evitável com a vacina, mas pode levar a óbito em caso de complicação, quando há o risco da síndrome respiratória. Nos casos graves, o índice de óbito pode alcançar 30%. E o público-alvo, estabelecido pelo MS, é o mais vulnerável, principalmente com a chegada do inverno”, explicou.

Até o último dia 20, portanto, apenas 46.195 pessoas dos grupos prioritários haviam sido vacinados contra a gripe. Os idosos correspondem à maior cobertura (67,14%), seguidos dos profissionais da saúde (56,08%). O público com menor proteção são as crianças de 6 meses e menores de 5 anos (30,07%). Dentre as gestantes, 38,43% receberam a dose, mais 39,88% das puérperas (mães que tiveram filhos nos últimos 45 dias). Foram vacinadas também 5.712 pessoas com alguma comorbidade, além de 1.366 professores. No total, foram imunizadas 53.273 pessoas.

Campanha de Vacinação contra a Gripe

Dia 27/05/2017