Orival Macruz, coordenador do Samu e médico pediatra da rede municipal de Saúde, disse hoje (24/03), durante a abertura do evento comemorativo ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, no Salão Nobre da Câmara de Vereadores de Piracicaba, que a doença foi diagnosticada há muito tempo, tem tratamento definido e eficaz, mas ainda é um problema mundial, principalmente para os países pobres, como o Brasil. “Tanto que a Organização Mundial da Saúde estabeleceu metas para erradicá-la até o ano 2000. Contudo, estamos convivendo com ela até hoje. Para se ter uma dimensão, foram confirmados 10 milhões de casos em todo o mundo em 2016, sendo que 1,5 milhão resultaram em óbito”.

Por isso, segundo Macruz, que falou em nome do secretário de Saúde, Pedro Mello, a importância do trabalho de prevenção desenvolvido pela secretaria para levar as informações à população sobre a doença. “Temos ampliado nosso quadro de médicos e de apoio, colocado a equipe da Vigilância Epidemiológica sempre em alerta, no intuito de fortalecermos a prevenção. Apesar disso, se a população não se conscientizar da gravidade do problema, a eficácia relativa de todo esse trabalho não é motivo de comemoração”.

Ele usou como exemplo o tratamento médico das pessoas diagnosticada com tuberculose. “Elas interrompem o tratamento antes do prazo estabelecido, porque acham que já estão curadas, só porque não sentem mais nada. Com isso, contribuem apenas para o agravamento da situação”.

O evento, de iniciativa do vereador Gilmar Rotta (PMDB), que contou com a presença de agentes de saúde e enfermeiras de USF, foi marcado pela palestra do Dr. Eduardo Baldassari Rebeis, Coordenador das Ações de Controle da Tuberculose em Piracicaba, intitulada “Tuberculose, um problema de todos nós”. Além do panorama histórico e global, a essência de sua fala se voltou à conscientização como forma de superação. “Se todos tivermos consciência do problema, podemos vencê-lo”, enfatizou.

A Campanha da Secretaria Estadual de Saúde deste ano foi no sentido de intensificar busca ativa de Sintomático Respiratório, problema que pode ser indício de tuberculose. A primeira fase começou em Piracicaba no dia 2 de março e se encerrou no dia 20. O objetivo foi identificar precocemente os casos bacilíferos, interromper a cadeia de transmissão da doença e reduzir a incidência de casos em longo prazo.

Neste período da campanha, a rede básica de saúde de Piracicaba (PSF, UBS, CRAB) intensificou as atividades de busca de sintomático respiratório, esclarecendo duvidas sobre a tuberculose e orientando sobre a realização do exame de escarro para detecção da doença. O balanço da campanha deve sair na semana que vem.