O Cedhu (Centro Nacional do Humor Gráfico de Piracicaba), em parceria com a Diretoria de Ensino e Secretaria de Estado da Educação apresentam o curso de capacitação Materiais, Técnicas e Criatividade na Sala de Aula, direcionado à professores da rede pública e privada de ensino de Piracicaba e região. As atividades, totalmente gratuitas, integram o projeto Humor na Sala de Aula, que objetiva levar a linguagem do humor gráfico em suas mais diversas manifestações ao público jovem estudantil.

O curso será realizado de 26/04 a 14/06, sempre às qartas-feiras, das 19h às 22h30 no Armazém 05 do Engenho Central. As inscrições começaram na última quinta (23) e contam com vagas limitadas. Com a participação dos orientadores Danilo De Angeli, Wiiliam Hussar, Elisângela de Freitas e Flávio Camargo, o curso apresenta aulas práticas e teóricas relacionadas ao desenvolvimento de ações artístico-pedagógicas em sala de aula com a utlização das linguagens gráficas cartum, charge, caricatura e tira/história em quadrinhos.

As atividades são gratuitas e contam com certificação emitida pelo Cedhu após sua conclusão. Inscrições e outras informações podem ser obtidas pelo link: https://goo.gl/awqKOo.

Programação do Curso:

• 26/04/2017 e 03/05/2017 – Hora de Contar Histórias: Criação de Personagens e Criação do Universo. Orientador: Danilo Fernando De Angeli.

• 10/05/2017 e 17/05/2017 – Do Bidimensional ao Tridimensional. Orientador: Willian Hussar.

• 24/05/2017 e 31/05/2017 – Colagens e Pinturas: Experiências Artísticas. Orientador: Flávio Camargo.

• 07/06/2017 e 14/06/2017 – Animando o Inanimado. Orientadora: Elisângela de Freitas

Sobre os Orientadores:

Flávio Camargo: formado em Educação Artística pela PUC/Campinas, na modalidade Licenciatura, cursou História da Arte Antiga, Moderna e Contemporânea e História da Arte Brasileira e Oriental com o professor Cássio Padovani, além do curso semestral “Imagem e História” ministrado pelo historiador Jorge Coli, da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).

William Hussar: formado em Artes Plásticas pela ECA/USP, é cartunista, autor e desenhista de história em quadrinhos, premiado em diversos concursos no Brasil e exterior. Foi vice-presidente da organização do Salão Internacional de Humor de Piracicaba em 2012 e jurado do Carnaval de São Paulo, modalidade visual, em 2012 e 2014. Tem uma coletânea de tiras publicada pela Edusp (Editora da Uiversidade de São Paulo), intitulada Ratos de Salão.

Elisângela de Freitas (Belê): artista plástica formada em Ciências Sociais e Artes Plásticas pela Unesp, cursa atualmente Mestrado em Artes pelo Instituto de Artes da Unesp; tem pós-graduação em Linguagens da Arte pelo Centro Universitário Maria Antônia, da USP. É arte-educadora em oficinas ministradas em Marília, Bauru e Piracicaba e professora de Arte na rede estadual de ensino.

Danilo De Angeli: formado em Ilustração pela Escola Magno Arte do Brasil, estudou desenho, pintura, modelagem, composição e História da Arte, dentre outras diversas áreas artísticas com Cássio Padovani. Atualmente cursa pós-graduação em Arteterapia.