Com café da manhã e apresentação da Casa do Hip Hop, ontem, dia 22, Dia Mundial da Água, o Semae – Serviço Municipal de Água e Esgoto de Piracicaba em parceria com a Águas do Mirante realizou o Lançamento da Fase II do Projeto Social e Obras de Ampliação do Capim Fino, no auditório da Escola Senai ‘Mario Dedini’. A solenidade de abertura contou com a presença do prefeito Barjas Negri, do presidente do Semae, José Rubens Françoso, dos secretários municipais Evandro Evangelista, Camilo Barioni, Waldemar Gimenez, Riva Salvador (representando Dr. Pedro Mello), vereadores, autoridades, imprensa e demais convidados.

“É o mote do Senai incentivar atividades que envolvam o meio ambiente. No Dia Mundial da Água é sempre bom contar com essa relação estreita com os órgãos públicos, pois é uma honra recebê-los em nossa casa para apresentação deste importante projeto. Estamos de portas abertas”, discursou Wilson Renzi, anfitrião e diretor da Escola Senai ‘Mario Dedini’.

O prefeito Barjas Negri também destacou a relevância do evento. “É com muita alegria estar com vocês neste evento socioambiental, é muito importante muitas pessoas debaterem sobre esse tema, para que possamos assim, mostrar a sociedade como é fundamental a preservação dos rios, ribeirões. Piracicaba tem dado exemplo para as demais bacias, e é motivo de orgulho da forma que trata a nossa água, pensando na proteção dos mananciais e preocupados com as futuras gerações”, destacou o prefeito.

Eliane Silva, assistente social do Semae, apresentou o trabalho social realizado pela autarquia que tem como objetivo fomentar a inclusão social de crianças, jovens e adultos através da articulação de políticas públicas de saneamento básico como as de desenvolvimento social, educação, trabalho e renda, esporte e lazer e de meio ambiente.

O projeto de trabalho socioambiental realizado pelo Semae é realizado por meio da Caixa Econômica Federal e conta com a parceria da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda (Semtre) e Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam).

A obra de ampliação da ETA CAPIM FINO, apresentada por José Maria Sanglade, diretor da Estação de Tratamento de Água Capim Fino, tem a finalidade de aumentar a capacidade de tratamento da estação, visando suprir o aumento pela demanda da água em função do crescimento populacional. A obra foi financiada pelo Governo Federal através do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC, foi dividida em duas etapas, sendo a primeira com o valor de R$ 15 milhões, e a segunda com investimentos de R$ 7 milhões. A obra não visa somente o aumento do volume tratado, mas também melhorar as condições operacionais e de tratamento, em função da piora da qualidade da água do Rio Corumbataí.

Além da apresentação de hip hop, os convidados tiveram a oportunidade de assistir apresentação de karatê e ginastica rítmica. E como brinde, mudas de árvores foram distribuídas no final do evento.

O evento faz parte da Semana da Água, realizada pelo Semae em parceria com a Águas do Mirante, e segue com programação até sábado, dia 25.