A plenária do Orçamento Participativo e Plano Plurianual (2018/2021) com os representantes das associações moradores da região Sul foi realizada na noite da última terça-feira (21/03). O evento ocorreu no Centro Social e Varejão Parque dos Eucaliptos – rua Thales Castanho de Andrade e teve participação do secretário municipal de Finanças, José Admir Leite da Silva, técnicos das secretarias de Finanças, Governo, Centro de Informática e dos moradores da região Sul representando os bairros Parque dos Eucaliptos, Higienópolis, Jardim Elite, Morada da Sol.

Durante as reuniões, o Plano Plurianual é apresentado pelo secretário de Finanças José Admir Moraes Leite. Ele explica sobre como é construído o orçamento público e quais as leis que o regem. O PPA é a tradução do plano de governo, ano a ano e o município elabora duas leis seguindo as diretrizes estabelecidas, que são a Lei de Diretrizes Orçamentárias, que tem a função de orientar e a Lei Orçamentária Anual, que é o orçamento em si e é a lei executora. Leite também explicou sobre o envio das propostas. “Importante ressaltar que a população participe efetivamente das plenárias, e envie três (3) propostas impreterivelmente até o dia 29/03, porém, devemos ressaltar que nem todas entrarão na elaboração do Plano”.

Para preencher o formulário o contribuinte deve acessar o cadastro pela internet pelo site www.ppa.piracicaba.sp.gov.br, até o dia 29 de março/17. Quem não possui acesso à internet procurar os centros de educação digital para preencher o formulário.

Finalizado o período de inclusão de propostas, começam os trabalhos de avaliação, sistematização e validação, que culminarão em Projeto de Lei, e será enviado à Câmara de Vereadores até 31 de maio, data em que também será divulgado o PL.

Sobre o Orçamento Participativo, a representante do Parque dos Eucaliptos, Cleusa Maria Aguiar entregou para a coordenadora do Orçamento Participativo, Dagmar Correr Schiavi a pauta com demandas do bairro que incluí a construção do posto de saúde ou PSF no bairro, transformar o campo de areia do bairro em um ginásio poliesportivo, reforma na escola municipal Edilene Borguese, estudo para construção de uma ponte para ligar a rua Antônio da Cruz e Maria Guilhermina Fagundes. Reforma das galerias pluviais na extensão da Av. Thales Castanho e o fechamento do acesso da escola Edilene para a quadra de areia.

Os moradores do Higienópolis solicitam instalação de câmera de monitoramento eletrônico, manutenção no campo de areia, guia rebaixada para acesso aos deficientes, instalação de academia ginástica, construção de Pronto Socorro Sul II, Instalação PSF, construção de centro comunitário, reparo rede de esgoto, instalação de creche, iluminação na quadra, construção de escadaria no acesso da rua Lauro Alves Catulé Almeida X rua Antonio Fazanaro e instalação de faixa pedestre no local. As propostas das plenárias (OP) realizadas até o dia 27/03, serão recebidas até o dia 29/03. As propostas das plenárias de 28/03 e 29/03, terão mais cinco dias para o envio.

Confira as próximas plenárias

Região Leste