O objetivo é sensibilizar a população quanto ao problema de saúde pública causado pela bactéria encontrada em carrapatos estrelas

Fotos: Fernanda Schmidt _SME9108_Custom

Carlos Perez, Gilberto Moraes, Angela Corrêa e Lúcio de Azevedo

Por meio da parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (SME) e a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), professores da Rede Municipal participam do curso de Prevenção à Febre Maculosa, que teve início na terça-feira, 21. A abertura aconteceu na Esalq, onde estiveram presentes a secretária de Educação, Angela Jorge Corrêa, o diretor da Esalq, Lúcio de Azevedo e os professores responsáveis pelo curso, Dr. Carlos Perez e Dr. Gilberto Moraes.

A secretária Angela salientou a importância da parceria da SME com a Esalq. “É uma ação que irá contribuir com a multiplicação das informações sobre a doença e as formas de transmissão da febre maculosa”.

O professor Carlos Perez enfatizou que o curso tem como objetivo informar a população quanto ao problema de saúde pública causado pela bactéria encontrada no carrapato estrela. “ É importante iniciar a sensibilização da população no começo do ano, já que o período de transmissão da doença inicia-se em abril, tendo seu ápice em setembro”. As 61 escolas da rede que estão participando, sendo 37 de educação infantil e 24 de ensino fundamental, receberão um cartão plastificado contendo exemplares (reais) de carrapatos e informações sobre sintomas da febre maculosa, uma cartilha sobre o carrapato estrela e uma apresentação em power point para utilização em sala de aula.

Dinâmica da doença, hospedeiros e vetores, elementos que compõem o ciclo de interação da febre maculosa brasileira com o ambiente, incluindo hospedeiros e vetores e medidas educativas para prevenção da doença serão temas abordados durante o curso. A próxima aula está agendada para o dia 27 de março na Esalq.

_SME9125_Custom Secretária de Educação, Angela Jorge Corrêa

_SME9130_Custom