Em reunião de trabalho da equipe do Pacto da Redução do Óbito Infantil em Piracicaba, na tarde de hoje (dia 19), foi reafirmado entre os parceiros e a Secretaria Municipal de Saúde a continuidade dos trabalhos feitos em conjunto desde o ano passado. “Quando assumimos a administração, eram quase 15 natimortos para 1000 crianças nascidas. Fechamos o ano de 2005 com o índice de 11,7”, disse o prefeito Barjas Negri.

O número foi conformado pelo secretário municipal de Saúde, Fernando Cárdenas. “Esperamos reduzir ainda mais quando fecharmos os números deste ano”, disse. “O trabalho feito pelo Pacto pode se tornar exemplo para outros municípios se o índice atingir o patamar de 10 por mil”, informou. Agora, a segunda etapa é incluir os planos de saúde do município neste trabalho.

A diretora de DIR-XV, Marisete Medeiros Ferreira, classificou o momento como histórico para a cidade. “Quando assumi a DIR, Piracicaba ficava abaixo do índice estadual, com 18 por 1000 contra 23 por 1000, respectivamente”. Para ela, o trabalho da grande rede criada mostra quem nem sempre a Saúde consegue resolver o problema, é preciso unir-se com a sociedade.

“Celebrar a vida faz parte do trabalho da Pastoral da Criança, principalmente das líderes”, disse a representante Ivone Parro Lima. “Para a Pastoral é motivo de muita alegria colher os frutos deste Pacto”. Ivone ainda lembrou os aspectos positivos, como o projeto de Educação Continuada desenvolvido nestes últimos 12 meses e a valorização das líderes, além da divulgação do Pacto no Jornal da Pastoral da Criança.

A reunião contou com a apresentação da “Cia de Teatro Vozes do Pacto”, que contou a história da grávida Sheila Michele, baseada em fatos reais. Abordando vários temas, como gravidez, parto, vacinação, amamentação, a peça mostrou a importância da conscientização, do pré-natal e do bom atendimento nas unidades básicas de saúde.

O Pacto para Redução do Óbito Infantil de Piracicaba foi assinado em julho do ano passado, tendo como integrantes as secretarias municipais de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social, Lions, Rotary, hospitais, empresas, instituições de ensino, DIR-XV (secretaria estadual de Saúde) e pastorais da Criança e do Serviço da Caridade (Pasca).

O encontro desta tarde ocorreu na sede do Pasca e reuniu mais de 200 pessoas, entre líderes pastorais, a Sandra Bonse Negri (presidente do Fundo Social de Solidariedade de Piracicaba), Maria Angélica Guércio (secretária de Desenvolvimento Social), o vereador Antonio Oswaldo Storel e Antonio Canto (assessor diocesano da Pastoral da Criança).