O Prefeito Gabriel Ferrato, realizou nesta manhã a abertura do 20º Seminário Internacional de Alta Tecnologia, no Teatro Erotides de Campos. O evento, que acontece até às 18 horas desta terça-feira (06), é realizado pelo Laboratório de Sistemas Computacionais para Projeto e Manufatura (SCPM) da Unimep e tem como objetivo apresentar e discutir as inovações resultantes de parcerias de sucesso entre universidade e empresa.

Em sua vigésima edição, o Professor Klaus Schützer explica que “o seminário tem o foco na indústria e, por isso, juntamos em um único dia palestrantes internacionais do mais alto nível cujo pré-requisito é estarem desenvolvendo projetos de sucesso com empresas. Com isso temos reunido anualmente em torno de 250 participantes vindos de vários estados do Brasil aqui em Piracicaba.”

“É uma satisfação abrigar este evento em um espaço municipal como o Teatro do Engenho. Agradeço pelo convite, e aproveito para relembrar a importância desse seminário, que encontra-se em sua vigésima edição. O país passa por um momento de desindustrialização e necessita voltar a competitividade, que se dá pela inovação e produtividade. E esse evento traz isso. Parabéns pela iniciativa e sejam bem-vindos a nossa cidade”, enfatizou o prefeito em seu discurso de abertura.

Programa do Seminário 08h00 Cadastramento e entrega de material 09h00 Abertura Cultural – Grupo Andaime – Cena da peça “Lugar onde o peixe para” 09h15 Abertura Solene 09h45 20 Anos de SCPM 10h00 Processos avançados para aumentar a produtividade e otimizar a usinagem de materiais exóticos 11h40 Eficiência energética e os desafios da Industrie 4.0 11h20 Coffee Break 11h40 Desafios para a produção do futuro – Tecnologias e networks 12h20 Rebarbação assistida por CAM: uma nova abordagem para aplicação em furos que se interceptam 13h00 Almoço (networking) 14h30 Fórum VDI Brasil para Industrie 4.0 14h50 De máquinas convencionais à Industrie 4.0: A perspectiva da indústria chinesa de máquinas-ferramenta 15h30 Sistemas Inteligentes para Manufatura do Futuro – Industrie 4.0 16h10 Coffee Break 16h30 O Papel central da robótica avançada na transformação da manufatura na próxima década 17h10 Usinagem eletro-química de components para turbinas 17h50 Fechamento das Sessões Técnicas – Convite para 21º Seminário Internacional de Alta Tecnologia 18h00 Confraternização pelos 20 Anos do SCPM e Seminário Internacional de Alta Tecnologia