Será aberto hoje, 02/10, às 20h, o SAC (Salão de Arte Contemporânea) de Piracicaba, na Pinacoteca Municipal Miguel Dutra. Esta edição, a de número 47, é marcada pela pluralidade de linguagens e também se caracteriza pelo grande número de obras. O SAC é realizado pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural). A visitação acontece de 03/10 a 08/11, com entrada gratuita. . O júri de Seleção e Premiação foi composto por Patrícia Alexandra Scalon de Almeida, Marta Simões Sarkozy e Heron Pinto Medeiros. Eles selecionaram 155 obras, de 67 artistas entre 885 enviadas por 225 artistas de 13 Estados brasileiros. Dentre as 155, três receberam os prêmios aquisitivos Prefeitura Municipal – um deles foi para a obra Janela 2, de Willy Jupp, dois aquisitivos Câmara de Vereadores, duas obras receberam menções honrosas e três terão leituras de Portfólio. A secretária da Ação Cultural, Rosângela Camolese, destaca o árduo trabalho da Comissão de Seleção e Premiação. “A qualidade desses trabalhos fez com que a tarefa se tornasse um desafio para a comissão, que teve de selecionar 155 obras de 67 artistas para serem expostas, além de escolher os premiados. Parabenizo também a Comissão Organizadora, que não mediu esforços para a realização desta mostra. Mais uma vez, o SAC cumpre sua missão, que é a de fomentar e difundir a produção dessa técnica e lhe conferir credibilidade junto à classe artística. Convido a todos para ver o resultado até o dia 8 de novembro, na Pìnacoteca”, observa Rosângela. Para o diretor da Pinacoteca, Eduardo Borges Araujo, além da pluralidade, outra marca registrada desta edição é o sentido exploratório dos artistas no emprego de materiais, conceitos, dimensões, suportes e técnicas. “Pinturas, objetos, fotografias, colagens, vídeos, tecidos, desenhos e tantos outros, tornam esse salão particularmente único, no qual respeitou-se a poética de criação de cada um dos participantes. Deixaremos, portanto, para o público presente, a liberdade da interpretação, o imaginário que possa levar o apreciador a uma viagem no universo da arte apresentada”, convida. Odair Jorge Demarchi, presidente da Comissão Organizadora, garante que o público terá a oportunidade de ver obras contemporâneas conceituais bem diferentes do habitual. “Este será um salão com obras muito reflexivas, onde impera, com muitos objetos, pinturas e propostas que questionam o vazio. Outro fato muito positivo é que este ano entraram cinco artistas piracicabanos, número que está acima da média de salões anteriores”, destaca Demarchi, se referindo a Alexandre Luis Bigeli, Maria Gobet, Nelson Nepomuceno, Cuca Carmello e Arlete Brito.

SERVIÇO – 47º SAC (Salão de Arte Contemporânea) de Piracicaba. Abertura nesta sexta, dia 02/10, às 20h, na Pinacoteca Municipal Miguel Dutra, rua Moraes Barros, 233, Centro, Piracicaba. Visitação de segunda à sexta, das 8h às 17h. Sábados e domingos, das 14h às 18h. Até 08/11. Gratuito. Informações pelo telefone: 3433-4930.