A Prefeitura do Município de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e Renda (Semtre), após firmar convênio com a Associação Comercial e Industrial de Piracicaba (Acipi), oferecerá 10 cursos profissionalizantes gratuítos.

O convênio é fundamentado pela Lei Municipal nº 8.141 de 17 de dezembro de 2014 e tem por objetivo oferecer cursos de qualificação e requalificação profissional à população local.

Os candidatos deverão residir em Piracicaba e as inscrições serão feitas nos dias 07, 08 e 09 de outubro de 2015, no Centro de Apoio ao Trabalhador de Piracicaba (Rua Monsenhor Manoel Francisco Rosa, n° 900 – Centro – Piracicaba) das 8 às 15 horas. Os cadastros serão encerrados quando atingirem 3 candidatos por vaga de cada curso.

As vagas são limitadas, prioritariamente para desempregados que buscam colocação ou recolocação no mercado de trabalho, sendo que 10% dessas vagas serão destinadas às Pessoas com Deficiência. No total serão oferecidos os cursos de Ajudante de Cozinha; Almoxarife; Auxiliar de Manutenção Predial; Confeiteiro; Cozinheiro Geral; Operador de Caixa; Padeiro; Atendimento ao Cliente; Técnicas de Vendas no Varejo e Condutor de Veículos de Transporte de Produtos Perigosos (MOPP).

Os cursos serão realizados durante um período de até 12 meses, sendo que as primeiras turmas têm início previsto para outubro e novembro/2015.

Segundo o secretário da Semtre, Sergio Fortuoso, a ação implementará condições que garantam a formação profissional dos trabalhadores com qualidade e agilidade, a fim de atender as necessidades reais dos setores da economia local, o aumento das chances de inserção e reinserção no mercado de trabalho, bem como apoio à geração de renda.

Cursos

Ajudante de Cozinha – 5º ano do Ensino Fundamental completo (antiga 4ª série) e 16 anos completos;

Almoxarife – 5º ano do Ensino Fundamental completo (antiga 4ª série) e 16 anos completos;

Auxiliar de Manutenção Predial – 5º ano do Ensino Fundamental completo (antiga 4ª série) e 16 anos completos;

Confeiteiro – 5º ano do Ensino Fundamental completo (antiga 4ª série) e 16 anos completos;

Cozinheiro Geral – 5º ano do Ensino Fundamental completo (antiga 4ª série) e 16 anos completos;

Operador de Caixa – 5º ano do Ensino Fundamental completo (antiga 4ª série) e 16 anos completos;

Padeiro – 5º ano do Ensino Fundamental completo (antiga 4ª série) e 16 anos completos;

Atendimento ao Cliente – Ensino Médio Incompleto e 16 anos completos;

Técnicas de Vendas no Varejo – Ensino Médio Incompleto e 16 anos completos;

Condutor de Veículos de Transporte de Produtos Perigosos (MOPP) – Ensino Fundamental Incompleto e maior de 21 anos;

Os interessados nos cursos de Ajudante de Cozinha, Almoxarife, Auxiliar de Manutenção Predial, Confeiteiro, Cozinheiro Geral, Operador de Caixa, Padeiro, Atendimento ao Cliente e Técnicas de Vendas no Varejo deverão comparecer munidos de Carteira de Trabalho original, RG, CPF, comprovante de escolaridade e comprovante de residência atual (original e cópia).

Para o curso de Condutor de Veículos de Transporte de Produtos Perigosos (MOPP), os interessados deverão obedecer aos seguintes requisitos e documentação:

• Ser maior de 21 anos com capacidade de interpretar textos e ensino fundamental incompleto;

• Ter CNH categorias B, C, D ou E do estado de SP e com observação “Exerce Atividade Remunerada”;

• Trazer carteira de trabalho original e cópia da CNH com foto ampliada em 30% da original em papel A4 (a CNH não pode estar vencida, cassada e/ou suspensa, nem ser Permissão para Dirigir e o candidato não pode estar respondendo penalmente por crimes nos artigos de 302 a 312 do CTB, e dos artigos 121, 157, 213, 217 e 218 do código penal); 01 foto 2×2, colorida e recente; prontuário da CNH original para FINS DE DIREITO (solicitar junto ao Poupatempo ou na CIRETRAN da cidade onde está registrada a CNH ou poderá ser impresso diretamente pela página do Detran/SP: www.detran.sp.gov.br => Serviços Eletrônicos); Certidão Negativa de Distribuição Criminal (solicitar no site do Tribunal de Justiça do Estado de SP – https://esaj.tjsp.jus.br/ – Certidões – Certidão Criminal Online);

• Se a certidão for positiva (constar processo), solicitar no Fórum, Certidão de Objeto e Pé de cada processo constando o artigo referente.