As crianças com idade entre seis meses e cinco anos incompletos que não foram imunizadas contra a gripe na campanha realizada em maio poderão receber a dose da vacina neste sábado, nos postos fixos do Dia D de Vacinação contra a Paralisia Infantil. A medida tem o objetivo de ampliar a cobertura vacinal nesse público, que foi a menor registrada entre as pessoas com indicação.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica, restam ainda 4.588 crianças a serem imunizadas contra a gripe no município este ano. A cobertura vacinal entre as crianças com idade entre seis meses e dois anos é de 62,09% atualmente. Entre as crianças com idade entre dois anos e cinco anos incompletos, a cobertura é ainda menor – 56,26%. A meta do Ministério da Saúde era vacinar 80% do público-alvo.

“É um dado preocupante que seja tão baixa essa cobertura entre as crianças, pois, ao lado dos idosos, é o público mais suscetível a complicações no caso de uma gripe. Reforçamos o pedido aos papais e mamães para aproveitarem o Dia D contra a paralisia infantil para vacinarem seus filhos contra a gripe”.

Além das vacinas contra a paralisia infantil e a gripe, os 47 postos fixos (Unidades Básicas de Saúde, Programas Saúde da Família e Centros de Referência em Atenção Básica) que irão funcionar neste sábado, das 8h às 17h, irão realizar a atualização da caderneta de vacinação das crianças.

A população poderá contar também com unidades volantes nos Bombeiros da avenida Independência, praça José Bonifácio, Terminal Central, Zoológico Municipal e nos supermercados Coop, Carrefour, Jaú Serve, Extra e Walmart.