A Secretaria Municipal de Finanças divulgou Balanço do Programa de Parcelamento Especial de Débitos (PPED) realizado de setembro de 2014 a julho de 2015.

O total de débitos parcelados no período totalizou R$ 76,3 milhões, correspondente a 13.169 novos parcelamentos, destes, 35,1% dos contribuintes optaram pelo pagamento à vista dos débitos, 32,5% em até 12 parcelas e o restante (32,4%) optaram para o parcelamento de 13 a 96 parcelas.

Os débitos mais procurados para parcelamento foram o IPTU (78%) e o ISS (20%).

De acordo com o secretário municipal de Finanças, Admir Moraes Leite, o programa de parcelamento especial ajudou muito na arrecadação da Prefeitura, neste momento de crise e queda de arrecadação. “De janeiro a julho de 2015 foram arrecadados R$ 25,7 milhões somente com a dívida ativa referente aos parcelamentos efetivados”, ressaltou.

A Secretaria de Finanças alerta para o final do Programa que ocorrerá em 24 de agosto de 2015, sugerindo que os contribuintes não deixem para a última hora para realizar os parcelamentos e utilizem o atendimento da Prefeitura (Térreo 1), PoupaTempo Estadual e até mesmo a internet através do site principal da prefeitura www.piracicaba.sp.gov.br para realizar simulação de parcelamento e a melhor opção de desconto das multas e juros.

Outro alerta se refere ao atraso nos pagamentos das parcelas, onde após 3 (três) parcelas de inadimplência, o parcelamento será automaticamente cancelado e os débitos voltarão aos valores originais, com multa, juros e correção monetária e com o agravante do contribuinte ser impedido de fazer novo parcelamento por 1 (um) ano.

No entanto, prossegue o secretário, devido a grande procura pela adesão ao parcelamento nos últimos dias (somente no mês de julho/2015 foram efetivados 1.276 novos parcelamentos), a Administração estuda a possibilidade de prorrogar por mais um período o PPED.