O prefeito Gabriel Ferrato e a secretária de Desenvolvimento Social, Eliete Nunes, se reuniram na tarde desta quarta-feira (22) com a diretoria do Lar dos Velhinhos. O objetivo foi explicar a situação da entidade que atravessa uma crise financeira e pedir a intermediação do Poder Público junto à sociedade, para que colaborem com o Lar. Representaram a entidade, a presidente Cyonea Ramos, Norbert Bruschibe, diretor financeiro e Maria Salete Fleurys, assistente social e a advogada Cálica Lopes Santos.

A advogada da entidade disse que através do encontro com o Chefe do Executivo, pretende conscientizar a população das necessidades do Lar. Informa que a despesa mensal é de R$ 700 mil, sendo que este montante nunca é fechado e fica sempre com déficit. “A entidade está pedindo socorro para que possa manter suas atividades regularmente. Perdemos uma das receitas mais importantes que é a moradia vitalícia, até por conta da situação econômica do país”.

A secretária Eliete ressalta que a Semdes fará uma triagem para levantar o número de idosos que estão dentro dessa condição, para que sejam encmainhados para o local, somente os que são atendidos pela assistência social. "O Lar dos Velhinhos e a Prefeitura não tem condições de arcar com tudo. É preciso disciplinar melhor a situação”.

O prefeito reconhece a importância social do Lar dos Velhinhos para o município, assim como diversas entidades que realizam um trabalho exemplar. “Esse encontro serviu para que pudéssemos conhecer com mais detalhes a situação da entidade”. Esclarece que o Poder Público, através da Semdes, já tem um convênio que repassa mais de 1 milhão anualmente para a entidade.

As pessoas interessadas em ajudar o Lar dos Velhinhos podem entrar em contato com a entidade pelo telefone 33729484 ou pessoalmente no endereço do Lar, na Avenida Torquato da Silva Leitão, 615, bairro São Dimas.

O Lar dos Velhinhos foi fundado em 26 de agosto por Pedro Alexandrino de Almeida. É uma instituição filantrópica com sede própria, composta por 10 pavilhões de moradia, 132 chalés, 6 conjuntos de flats, pavilhão de administração e edificações socio-recreativas. Abriga cerca de 500 idosos acima de 60 anos, preferencialmente os mais carentes.