Oferecer segurança na área rural será prioridades. Uma ação conjunta lançou nesta segunda-feira, 9, o projeto denominado "Seg Rural". O evento foi realizado na tarde desta segunda-feira, no anfiteatro da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento.

O cadastro dos produtores e moradores rurais já está em andamento e deve ser feito na Sema, Cati (Casa da Agricultura) e Sindicato Rural de Piracicaba e Saltinho. A expectativa é que o cadastro completo em torno de 3 mil estabelecimentos rurais seja concluído em abril. Já se cadastraram 100 produtores rurais e a cada mês é atualizada a lista.

Três viaturas da Polícia Militar e quatro da Guarda Civil estarão equipadas com GPS. De acordo com dados da Sema certca de 9 mil pessoas residem na zona rural de Piracicaba. A iniciativa do Comder procurará aumentar a segurança na zona rural, facilitando a chegada da policia aos pontos de ocorrência, por meio do uso de GPS e coordenadas dos moradores.

A Sema integra a ação que tem o objetivo de fazer a atuação da segurança pública na zona rural de Piracicaba nos acessos às propriedades rurais do município através de rastreamento por GPS facilitando a chegada de policiamento na propriedade a qualquer hora da noite ou do dia, com margem mínima de erro.

O secretário Waldemar Gimenez diz que a Sema trabalha com afinco na zona rural que tem mais de 2.500 quilômetros de estradas, cuidando da manutenção de estradas, pontes, linha de tubos e sistemas de abastecimento e a segurança é importante para dar tranquilidade e segurança para fcixar e manter o homem no campo. “Com esta nova técnica que está sendo implantada, a probabilidade de a zona rural ser mais segura é muito grande.

“Apoiamos integralmente o projeto e estamos à disposição do Comder para fornecer o mapa da malha viária rural, incluindo as 44 capelas e 144 pontes que serão ponto de referência. Estamos chamando o produtor rural para que participe, pois com o sucesso da inciativa será beneficiado”, destacou Gimenez.

Fernando Codo, presidente do Comder e Coordenador da Cooperativa de Produtos Lácteos (COPLAC) explica que uma das principais reclamações era em relação a segurança que hoje é um mal à zona rural.

Codo ressalta que, a principio, a ideia foi de direcionar à policia um GPS exclusivo pra uso na zona rural. “O intuito é de fornecer ao morador rural uma ferramenta à ser usada em sua segurança, além de tornar o trabalho da policia mais inteligente e ágil. O produtor nunca teve contato com a polícia, então falta informação de como ele deve agir numa situação de assalto, pois a a polícia só pode agir de acordo com a demanda comprovada já que trabalha com base nas estatísticas”.

A iniciativa do COMDER procurará aumentar a segurança na zona rural, facilitando a chegada da policia aos pontos de ocorrência, por meio do uso de GPS e coordenadas dos moradores.

Todos moradores de propriedades rurais de Piracicaba podem se cadastrar, pra participar basta entregar o folder ou dirigir-se a SEMA, CATI e ou Sindicato. As informações ficarão em sigilo no poder da policia. Outra dica seria o produtor colocar uma placa na cor laranja com o numero do seu código e essa placa pode ser posta também no telhado pra facilitar o trabalho do Aguia.

Segundo o presidente da COPLACANA, Arnaldo Bortoletto, cabe aos proprietários rurais cooperar com apoio material quando necessário para a polícia militar e civil, mas também em contrapartida, exigir mais planejamento logístico, mais rondas preventivas e o pronto atendimento quando solicitado.

Bortoletto ressalta que alguns locais são de difícil acesso. Além disso, vários policiais que trabalham na zona rural são novos e não conhecem com precisão as propriedades. “Portanto, esse GPS veio facilitar muito a velocidade de deslocamento da viatura para o local. O moderno sistema, que funcionará via satélite, possibilitará uma rápida localização dos locais onde ocorreram chamadas de auxílio de policiamento quanto o agricultor necessitar, pois a identificação do local da chamada é imediata através do GPS", explicou.