Não só em função do calor que altera os ânimos dos animais, mas também da rotina, que foi quebrada nesta quarta-feira com a farta distribuição de sorvetes, pela equipe do Zoológico Municipal de Piracicaba. Segundo, Paula Matias, bióloga do Zoo, ao oferecer a comida que eles recebem todos os dias de forma diferente, por exemplo como picolé, gelado, com texturas e temperatura diferentes, estamos quebrando a rotina deles.

Além de refrescar por causa do calor, oferecemos desafios, obrigamos um esforço, provocamos novos estímulos. Esta ação, segundo a biologa é chamada de enriquecimento ambiental. Dentro da linha de bem estar animal. Os felinos, inclusive o casal notório do Zoo, Léo e Kiara, primeiros a receber gigantesco picolé preparado com carne moida, sangue e pedaços de carne. O mesmo cardápio foi oferecido às onças pardas e pintadas. Os primatas, entre eles os macacos pregos, macacos aranha e bugios, receberam picolés de frutas variadas, maracujá, mamão, melão, manga, banana pendurados em barbantes e se divertiram.

A FUNÇÃO DO ZOOLÓGICO

Os zoológicos possuem vários objetivos, entre eles a pesquisa, a preservação e a educação. A diversão é o menos relevante. Assim os zoológicos têm o papel de proteger os animais em vez de explorá-los. O Zoológico conta com o apoio técnico de profissionais das mais diversas áreas como biólogos, veterinários.

Os recintos onde vivem os animais, são projetados para simular o habitat natural. Além de favorecer o bem-estar do animal pode ser usado para estudos sobre os habitos e costumes naturais, simulando a natureza o animal terá reações naturais.

A urbanização acabou afastando as pessoas do contato com a natureza selvagem, automaticamente diminuiu o contato com os animais. O zoológico educa as pessoas fazendo-as conhecer os animais e as ameaças que eles enfrentam.

O Zoológico Municipal de Piracicaba está localizado na avenida Marechal Castelo Branco, 426 – Jardim Primavera- Piracicaba SP Tel/ Fax: (19) 3421-3425 – Entrada gratuita