O engenheiro Luiz Roberto Moretti, secretário-executivo do Comitê PCJ, foi indicado pelo prefeito Gabriel Ferrato, presidente dos Comitês PCJ, para participar dos trabalhos do Grupo Técnico de Assessoramento para Gestão do Sistema Cantareira (GTAG- Cantareira), que vai discutir a gestão dos reservatórios do Sistema Cantareira e Bacias PCJ. A indicação foi anunciada hoje, após a publicação no Diário Oficial do Estado, da resolução conjunta da ANA (Agência Nacional de Águas)/DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), que dispõe sobre o grupo técnico para gestão desses sistemas no período de escassez de água. Entre as ações do grupo estão o assessoramento nas decisões referentes a gestão do Sistema Cantareira, acompanhamento dos dados dos reservatórios e relatórios com avaliação sobre a situação. Na semana passada, o Consórcio PCJ promoveu uma reunião do Grupo de Eventos Extremos da entidade para debater a crise hídrica das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí devido a estiagem na região. Representantes de empresas, diretores de serviços de águas, municípios, e vereadores do Conselho Fiscal estiveram presentes e deliberam um conjunto de 25 ações que devem ser tomadas pelos municípios com o objetivo de amenizar os reflexos da estiagem. Também foram apresentaram novos estudos sobre a estiagem na região e os impactos para o Sistema Cantareira.