A Prefeitura de Piracicaba deve entregar nesse primeiro trimestre novo prédio do 16º Grupamento do Corpo de Bombeiros. A Secretaria Municipal de Obras está finalizando a obras, com pintura e ajustes finais. A nova sede, localizada na Avenida Monsenhor Maltinho Salgot, entre a Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) e a Faculdade de Engenharia de Piracicaba (FUMEP), irá susbtituir a base no bairro Algodoal (rua Américo Vespúcio, 300). O investimento foi de R$ 860 mil.

A mudança de local era um pedido antigo do comando da corporação, para garantir mais agilidade no atendimento das ocorrências da região da Vila Rezende, Santa Rosa e Santa Teresinha. A nova unidade tem area de 2.630m² e o prédio terá 600m², com garagem para quatro viaturas, um alojamento para o comandante, outro para cabos e soldados e mais um para os sargentos, uma sala de aula, dois almoxarifados, recepção, sala da administração, cozinha, refeitório, área de serviço, banheiros e vestiários para funcionários.

A área de atendimento do 16º Grupamento de Bombeiros abrange 32 municípios: Piracicaba (sede), Águas de São Pedro, Analândia, Araras, Brotas, Charqueada, Conchal, Cordeirópolis, Corumbataí, Descalvado, Dourados, Ibaté, Ipeúna, Iracemápolis, Itirapina, Leme, Limeira, Mombuca, Pirassununga, Porto Ferreira, Ribeirão Bonito, Rio Claro, Rio das Pedras, Saltinho, Santa Cruz da Conceição, Santa Cruz das Palmeiras, Santa Gertrudes, Santa Maria da Serra, Santa Rita do Passa Quatro, São Carlos, São Pedro e Tambaú. Integram o destacamento 31 viaturas e 126 bombeiros.

De acordo com o comando do 16º Grupamento de Bombeiros, a nova unidade, além de melhor localizada, terá maior potencial de abrigar viaturas e tropa, com capacidade de atender com eficiência a população e, inclusive, os bairros novos, com a expansão da cidade e o Distrito Industrial. Segundo a logística da corporação, a atual sede desfavorece a saída das viaturas em virtudes das ruas truncadas dos arredores, havendo perda de tempo.