Neste sábado (21) acontece o último arrastão contra a dengue do ano, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde. A região atendida será do Novo Horizonte. Já foram realizadas 33 arrastões contra a dengue, incluindo as ações realizadas pelos PSF (Programa Saúde da Família), e recolheu 238,07 toneladas de materiais que poderiam se tornar em criadouros do mosquito transmissor. Os arrastões promovidos aos sábados percorreram 96 bairros. Nessas ações, os moradores são orientados, por meio de folhetos e carro de som, a colocar na calçada os materiais inservíveis, tais como latas, garrafas, pneus, vidros, vasos sanitários, sofás, carcaças de móveis, pias, baldes, materiais recicláveis em geral, vasos e pratos de plástico, lonas e tambores. Os bairros que serão atendidos nesse sábado são Santá Fé I e II, Novo Horizonte, Kobayat Líbano, Parque do Sabiá, Vila Liberdade, e Jardim Santa Maria. Além dos profissionais da Saúde, participam do evento a Sedema (Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente), Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento), Semob (Secretaria Municipal de Obras) e Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto). Os arrastões de sábado já passaram pelos bairros Bosques do Lenheiro, Jardim Gilda, Jardim Javary I, II e III, Parque Monte Rey II, Boa Esperança, Jardim Campos Eliseos, Jardim Maria Cláudia, Jardim das Astúrias, Jardim Sônia, Jardim dos Manacás, Jardim São Luís, Parque Bela Vista, Nossa Senhora das Graças, Humberto Venturini, Jardim Maria Helena, Jardim Três Marias, Parque Orlanda I, II e III, Algodoal, Tatuapé, Altos do Tatuapé, Jardim São Paulo, Jardim Haiti, Jardim Noemia, Ingá, Parque dos Eucaliptos, Jardim das Flores, Jardim Monte Líbano, Jardim Morada do Sol, Glebas São Joaquim, Jardim Paraíso, Minas Novas, Jardim Belvedere, Jardim Costa Rica, Jardim Esplanada, Jardim Paulista, Vila São Luis, Paulicéia, Chácara Floresta, Jardim São Francisco de Assis, Vila Paulicéia, Jardim Noiva da Colina, Jardim Santa Izabel, Jardim Petrópolis, Jardim Piracicabano, Jardim Virgínia, Jardim Novo Horizonte, Reserva Imperial, Morumbi, Cidade Maracanã, Vila Prudente, Jardim Bandeirantes, Parque Prezoto, Jardim Pombeva , Jardim São Simão, Piracicamirim, Vila Dr. Jorge Pacheco Chaves, Vila Jaraguá, Vila Mercedes, Vila Dr. João Conceição, Chácara Amstaldem, Nova Paulista, Vila Giacon, Jaraguá, Jardim Itapuã, Jardim Stênico, Monte Verde, Jardim Cruzeiro, Jardim Monte Branco, Jardim Regina, Vila Cristina, Nova Paulista, Jardim Monte Cristo, Jardim Tarumã, Jardim João Conceição, Jardim Borguesi, Jardim Camargo, Jardim Glória (Frei Sigrist), Jardim Monte Cristo, Jardim Ibirapuera, Jardim Camargo, Tatuapé I e II, Santo Antonio, Jardim Vitória, São Jorge, Planalto e Residencial Paineiras. As equipes dos PSF Tupi, Cecap, Eldorado I e II, Itapuã I e II, Jaraguá I e II, Jd. Oriente, Jd. Vitória, Paineiras, São José, Kobayat Líbano, Santa Fé, Tatuapé I e II, Monte Líbano I e II, Jardim Das Flores, IAA I e II, Vila Fátima, Boa Esperança I e II, Javari e Parque Orlanda já percorreram os bairros de abrangência de cada unidade. Nessas ações, os agentes de saúde conversam com os moradores, entram nas residências (quando permitido) e orientam sobre os cuidados para evitar os criadouros, além de recolher materiais inservíveis. Ao todo, a Secretaria de Saúde irá promover 40 eventos até o início de janeito. Além dos 18 arrastões programados para os sábados, os profissionais das unidades do PSF (Programa Saúde da Família) estão fazendo eventos menores às segundas-feiras. De acordo com o secretário da Saúde, Pedro Mello, o cronograma de arrastões foi antecipado em 70 dias. “Em 2012 iniciamos os arrastões em outubro. Antecipamos essa data com o objetivo de intensificar a remoção dos criadouros do mosquito transmissor da doença. Além disso, a Secretaria promove de forma inédita uma ação conjunta das unidades do PSF, que fazem arrastões também em suas áreas de atuação e orientam a população sobre a importância da eliminação dos criadouros para a redução dos casos de dengue em nosso município”, disse Mello. “O combate à dengue é um dever de todos e não apenas do prefeito, secretário e profissionais da Saúde. A população tem que entender que precisa fazer a sua parte e que a eliminação dos criadouros do mosquito é o melhor caminho para colaborar para reduzir a incidência da doença em nossa cidade”, completou.