A coordenadora do Banco de Dados da Vigilância Epidemiológica, Anna Cristina Vianna Corrêa, e o chefe do Setor de Estatística da VE, José Jorge de Oliveira Filho, receberam na tarde desta quinta-feira (19) uma moção de aplausos da Câmara de Vereadores. Além da moção, os servidores receberam medalhas de honra ao mérito da Saúde, oferecidas pelo prefeito Gabriel Ferrato e pelo secretário Pedro Mello.

De iniciativa do vereador Ronaldo Moschini (PPS), a moção foi aprovada por unanimidade pelo Legislativo e outorgada em reconhecimento à primeira colocação dos servidores da Secretaria Municipal de Saúde na 13ª Expoepi (Mostra Nacional Experiências Bem Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças).

Promovido pela Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde desde 2001, o evento tem como principal objetivo difundir os serviços de saúde do SUS (Sistema Único de Saúde) que se destacaram pelos resultados alcançados em atividades relevantes para a saúde pública, por meio de sua mostra competitiva.

Produzido por Anna e Jorge, o trabalho ficou com o primeiro lugar na categoria de Melhoria da Qualidade da Informação em Saúde, vencendo os trabalhos da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Seguro (BA) e da Secretaria Estadual da Saúde de Goiás, outros finalistas na categoria.

“Tenho uma proximidade muito grande com a Anna, pois começamos juntos na prefeitura há 22 anos, e o Jorge também conhecemos por sua competência, que sempre chamou muito a atenção. Esse prêmio não é novidade para nós, que conhecemos a capacidade desses dois dedicados servidores da Secretaria de Saúde, que com sua competência elevaram o nome de Piracicaba no cenário nacional”, destacou o vereador Ronaldo Moschini.

Diretor da Vigilância em Saúde do município, Moisés Taglietta destacou a importância do trabalho premiado. “Era tão necessário que o prêmio prova isso. Além de bons tecnicamente, são boas pessoas e esse reconhecimento é muito positivo”.

Para o secretário Pedro Mello, o prêmio mostra a capacidade dos profissionais da Secretaria de Saúde. “Quando era secretário de Esportes estava acostumados com os prêmios e na Saúde já estava sentindo falta. Fomos primeiros colocados em meio a tantos inscritos e ficamos muito felizes com isso pela importância do trabalho e pela qualidade de nossos profissionais”, disse.

O prefeito Gabriel Ferrato parabenizou a iniciativa do vereador Ronaldo Moschini e de toda a Câmara, e afirmou que a premiação reconhece a seriedade e importância do trabalho. “É motivo de muito orgulho, porque além de tudo contribui para nossa cidade melhorar cada vez mais já que esse trabalho permite um enfrentamento dos problemas de saúde relacionados aos óbitos. Piracicaba tem profissionais na Saúde muito competentes e dedicados e isso nos anima a trabalhar ainda com mais fôlego pela área”, disse Ferrato.