Trabalhadores da construção civil também terão oportunidade de aprender a ler e escrever a partir de agora. Aqueles que antes usavam as mãos para pegar no pesado terão contato direto com lápis, papel e caneta. Isso está sendo possível graças à parceria firmada entre a Secretaria de Educação, Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil e do Mobiliário de Piracicaba e Região (Sinticompi) e Associação das Construtoras de Piracicaba (Ascopi).

Antes do início das aulas, durante a cerimonia de abertura realizada em 5 de março, parceiros falaram da importância desse projeto, que além de um desafio está sendo uma conquista. “Estamos em um momento histórico porque o cidadão que não tem uma base, a educação fundamental, tem dificuldade de exercer direitos e deveres e todo brasileiro tem direito à educação”, garante a Secretária da Pasta, Angela Jorge Corrêa.

A coordenadora do Cieja (Centro Integrado de Educação para Jovens e Adultos), Vera Esteves, explica que o curso faz parte do projeto chamado Construção do Saber e já tem uma média de 28 alunos assistindo às aulas. O curso será ministrado duas vezes na semana com duração de 2 horas cada. Para construtoras de grupos pequenos, o curso será realizado na sede do Sindicato, localizado na Rua José Pinto de Almeida, 295. Já em empresas maiores, as aulas serão dadas no próprio local de trabalho. O material didático e os professores serão disponibilizados pela Secretaria Municipal de Educação que juntamente à Ascopi também fornece lanche aos alunos.

Dados – Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores, Milton Costa, há 15 mil pessoas trabalhando nesse setor em Piracicaba e região. 70% deles são semianalfabetos (10.500) e 20% (3.000) analfabetos integrais. Isso acarreta em grandes riscos de acidentes de trabalho, já que não conseguem entender a sinalização de segurança e as normas que são sempre atualizadas. Crédito: Fernanda Schmidt