O Estádio Municipal Barão da Serra Negra, em Piracicaba (SP), recebeu neste sábado (16.03) a visita do ministro do Esporte, Aldo Rebelo. Candidato a Centro de Treinamento de Seleções (CTS) da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, o estádio terá aporte de R$ 1,8milhão para sua reforma.

O anúncio foi feito pelo ministro dos Esportes, que vem fazendo uma série de visitas aos 70 pré-candidatos a CTS definidos pela FIFA. “Piracicaba integra nosso projeto de nacionalização dos grandes eventos esportivos. A Copa e as Olimpíadas passam, mas o legado dos eventos, a consolidação da prática e da estrutura esportivas precisam permanecer”, afirmou. Na solenidade estiveram presentes diversas autoridades como o prefeito Gabriel Ferrato, o Deputado Estadual Roberto Moraes, o secretário de esporte Pedro Mello, o promotor público Paulo Castilho e o presidente da Câmara de Vereadores, João Manoel dos Santos.

A busca por essa verba só foi possível porque a Secretaria Municipal de Obras (Semob) executou uma série de melhorias no local. Em 2006, por exemplo, foi feito o novo gramado do estádio (investimento de R$ 130 mil) e, em 2007, para oferecer mais segurança, foi executada uma reforma no estádio (R$ 296 mil).

No ano passado foi reformado o alojamento do estádio (R$ 29,5 mil) e, neste ano foram adaptados os Sistemas de Prevenção e Combate à Incêndio (R$ 41 mil), sendo que atualmente é executada a recuperação de estrutura da arquibancada (Rua Moraes com Av. Independência) e urbanização da fachada do prédio (R$ 170 mil), na Rua Silva Jardim.

Essas melhorias permitiram a expedição, em junho deste ano, do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), possibilitando a busca por verbas externas, uma vez que são atendidas as prioridades de segurança do prédio em caso de incêndio.

Durante a visita, o prefeito de Piracicaba, Gabriel Ferrato dos Santos, anunciou que o município se cadastrou junto ao Ministério do Esporte para receber um Centro de Iniciação ao Esporte (CIE). O objetivo do programa é ampliar a oferta de infraestrutura de equipamento público, incentivando a iniciação esportiva em áreas de vulnerabilidade social das cidades brasileiras e estimulando o surgimento de talentos para o alto rendimento.

Inaugurado em 1965, o Barão da Serra Negra tem capacidade para 26 mil espectadores e integra o Conjunto Esportivo Municipal, que conta ainda com pista de atletismo, piscina, ginásio principal e miniginásio. De acordo cm o secretário Pedro Mello, ainda não há data definida para o início das reformas, mas começarão ainda este ano.