Piracicaba aderiu ao Programa de Microcrédito Habitacional Casa Paulista Microcrédito/Banco do Povo Paulista que beneficiará mutuários da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), de Piracicaba e Região. A carta de adesão foi assinada pelo prefeito Gabriel Ferrato. Na oportunidade 21 municípios que contam com agência do BPP também assinaram o termo

O lançamento do Programa aconteceu na tarde desta terça-feira, 12 de março, no Engenho Central e contou com as presenças do secretário Estadual de Emprego e Relações do Trabalho, Carlos Ortiz, o prefeito Gabriel Ferrato, o diretor-executivo do BPP, Antonio Mendonça, Maria José, Diretora da SERT e prefeitos e vice-prefeitos da região, na tarde desta terça-feira.

O encontro de Piracicaba reuniu prefeitos de 27 municípios das regiões de administrativas de Limeira, Piracicaba e Rio Claro, sendo que 21 dessas cidades são parceiras do BPP. Desde setembro de 1998, o programa de microcrédito da SERT emprestou nessas regiões mais de R$ 55,6 milhões em 15.945 operações. Deste montante, R$ 4,9 milhões foram emprestados em 2012.

Serão atendidos os seguintes municípios: Araras, Conchal, Cordeirópolis, Iracemápolis, Leme, Limeira, Pirassununga, Santa Cruz da Conceição, Capivari, Charqueada, Elias Fausto, Mombuca, Piracicaba, Rafard, Rio das Pedras, Santa Maria da Serra, São Pedro, Brotas, Rio Claro, Santa Gertrudes e Torrinha.

O convênio entre SERT e Secretaria de Habitação estadual libera R$ 105 milhões para todo o Estado desde novembro do ano passado, quando houve a implantação na Capital e na Grande São Paulo. O programa é destinado aos mutuários adimplentes da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), inclusive aqueles que já quitaram o imóvel (neste caso, é necessário que o imóvel esteja em nome do requisitante).

São R$ 105 milhões, inicialmente, disponíveis para todo o Estado. O objetivo da ação é oferecer empréstimos para a realização de reforma, ampliação ou adequação das moradias. A verba pode ser usada para a compra de material de construção, inclusive mão de obra, em até 50% do valor do material.

“Volta e meia, depois dessas implantações por todo o Estado, me perguntam se o Banco do Povo (Paulista) está mudando sua

característica de fomentar o empreendedorismo. Muito pelo contrário, mantemos o crescimento dos últimos anos e estamos ampliando as ações em benefício das pessoas mais necessitadas desses subsídios”, declarou Ortiz. “Trata-se de uma ajuda importante ajuda para melhorar a condição da habitação e a autoestima dos moradores da CDHU”, emendou.

Por sua vez, Mendonça destacou a importância das equipes municipais e dos empréstimos para o aquecimento das microeconomias. “Os prefeitos têm papel fundamental para que a ação seja bem sucedida em cada cidade e alcance o maior número possível de mutuários da CDHU”, discursou. Na sequência, o diretor-executivo informou que 100% dos recursos disponibilizados vêm do Tesouro do

O prefeito Ferrato agradeceu o empenho do secretário Estadual do Emprego em trazer o evento para Piracicaba, marcado anteriormente para Campinas. “Em reunião em São Paulo com ele, eu e o secretário municipal de Trabalho e Renda, Sérgio Fortuoso, o convencemos de que seria melhor trazer este encontro para cá, por facilitar o deslocamento dos municípios beneficiados, além de prestigiar o Aglomerado Urbano, cujo trabalho é importantíssimo para o crescimento econômico regional”.

Segundo Ferrato, este programa contribuirá intensamente para que a parcela da população mutuária da CDHU possa investir em seu imóvel, através de uma linha de crédito facilitado e com taxa de juros baixa. “Com pequenas ações como essa podemos melhorar a qualidade de vida dessas pessoas”.

O secretário Sérgio Fortuoso lembrou que o Banco do Povo está ligado à Secretaria Municipal de Trabalho e Renda (Semtre), sendo uma das principais unidades do Estado de São Paulo. E com mais esta modalidade mais pessoas serão beneficiadas. Esclarece que imediatamente serão feitos levantamentos para apontar o número de mutuários que poderão usufruir da linha de crédito. Segundo a CDHU, existem 307 conjuntos e 44.326 unidades na região.

Empréstimos com a menor taxa de juros do país

O programa de microcrédito da SERT oferece empréstimos que variam entre R$ 200 e R$ 7,5 mil, que podem ser divididos em até 36 parcelas. A taxa de juros é de 0,5% ao mês – a menor entre as instituições financeiras do país. “Desta forma, o microcrédito concedido transformará sonhos em realidade, não apenas nas vidas dos microempreendedores, como fazemos há quase 15 anos, mas, também, dos moradores da CDHU”, vibra Ortiz.

Entre os requisitos para participar do programa, é preciso ser mutuário da CDHU, residir no imóvel objeto do financiamento, estar adimplente com a Companhia, ter renda familiar de até cinco salários mínimos, não possuir restrições cadastrais e apresentar fiador (pessoa física sem restrições cadastrais, pode ser parente de primeiro grau, desde que não resida no mesmo endereço do tomador). O requerente deve apresentar RG, CPF, comprovante de residência e cópia do pagamento.