Foto: Clodoaldo Marreto

O tema da reunião foi a preparação dos hotéis para receber atletas com necessidades especiais

Piracicaba, 28 de fevereiro de 2013 – A secretária de Turismo, Rose Massarutto, e a Câmara de Vereadores de Piracicaba, na pessoa do vereador André Bandeira, realizaram no início desta semana, dia 25 de fevereiro, uma reunião com representantes dos hotéis de Piracicaba e do curso técnico de hotelaria do Senac, para propor um mapeamento e adaptação das UH (unidades habitacionais) para o atendimento de pessoas com necessidades especiais.

Esta demanda pelo mapeamento e adaptação do setor hoteleiro surgiu por conta da possibilidade de Piracicaba sediar o campeonato parapanamericano de Tênis de Mesa, que acontecerá em julho de 2013, e ainda não teve local definido. Serão 4 dias de evento, com aproximadamente 300 participantes cadeirantes, andantes e deficientes intelectuais, do sexo masculino e feminino, e haverá necessidade de acomodações adaptadas e também não adaptadas, para a família e equipe técnica dos atletas.

A proposta é que os alunos do curso técnico em hotelaria, da unidade do SENAC Piracicaba, façam um levantamento de diagnóstico dos hotéis que gostariam de receber estes atletas com necessidades especiais, verificando quais adaptações precisam ser feitas para que os hotéis estejam aptos a se credenciar como oficiais do evento.

“Esta é uma parceria muito importante, que além de realizar um diagnóstico da acessibilidade dos hotéis e prepará-los para receber os atletas deste evento, tornará a cidade apta para receber futuros eventos e melhor receber os turistas que visitam a cidade”, afirmou a secretária de Turismo, Rose Massaruto, ao apresentar a última pesquisa realizada em 2011, com os hotéis de Piracicaba, onde já existiam 9 unidades completamente adaptadas para receber pessoas com necessidades especiais.

O processo de avaliação seguirá as seguintes etapas: dimensionamento – diagnóstico; análise das necessidades; propostas de adaptações, tempo para adaptação e redimensionamento das adaptações. Para participar o hotel deve fazer o credenciamento na Setur, receber os alunos do Senac e executar as adaptações sugeridas. A oficialização e credenciamento dos hotéis, no site oficial do evento, estão previstos para acontecer em junho de 2013.

O critério definido para os hotéis que querem receber os atletas deste evento é possuir portas que possibilitem a passagem do cadeirante pela entrada, restaurante, às UHs e aos sanitários da UH, e aos sanitários de uso comum.

É importante ressaltar que, quando nos referimos à acessibilidade (Decreto 5.296/2000), esta se estende a todas as pessoas com ou sem deficiência, que tenha por qualquer motivo sua mobilidade reduzida ou dificuldade de movimentar-se permanente ou temporariamente, que gerem redução efetiva da mobilidade, flexibilidade, coordenação motora e percepção, como tem os idosos, gestantes, crianças de colo, e pessoas com excesso de peso, etc.