O prefeito Gabriel Ferrato recebeu na tarde desta segunda-feira (25) a diretora do XV de Piracicaba, que apresentou o trabalho desenvolvido no futebol amador e categorias de base. O presidente do clube, Celso Christofoletti, e seus diretores, mostraram que o processo de transição entre as gestões está quase concluído e que 80% do planejamento junto à base está implantado. O Nho Quim conta com 120 atletas nas categorias sub 13, sub 15, sub 17 e sub 20. Desses, 100% dos jogadores da sub 13 e 15 são piracicabanos, enquanto que essa porcentagem na sub 17 é 90% e na sub 20, 70%. As equipes participam do Campeonato Paulista, que tem duração de quatro meses. Além disso, representam Piracicaba nos Jogos da Juventude, Regionais e Abertos. A última peneira foi realizada em janeiro e contou com 300 crianças e jovens. “Esse número foi bem superior ao ano passado graças ao bom desempenho da equipe na Copa São Paulo de Futebol Júnior”, afirmou Christofoletti. Desses, 12 atletas foram selecionados para a sub 15 e 10 para a sub 17, e participaram da segunda etapa de testes. Ao final do processo, cinco jogadores de cada categoria passaram a treinar no alvinegro. “Recebemos, em média, 25 jovens em busca de uma chance no XV. Nós os encaixamos em testes para não perder uma possível joia. Também temos olheiros acompanhando campeonatos na região”, explicou o presidente. A base quinzista tem o apoio financeiro da ArcelorMittal/ Manetone e Selam, e com suporte em serviços e suprimentos da Sanavita, Uniodonto, Unimed e Nutriplus. A Prefeitura auxilia ainda no transporte dos atletas para treinamento e jogos em outras cidades. Contudo, a base do Nho Quim está com déficit de R$ 404 mil, uma vez que as receitas anuais são de R$ 180 mil, enquanto que as despesas são de R$ 584 mil. “O caminho mais curto para se conseguir verba é com a venda de jogadores. Outra alternativa seria terceirizar o setor, como alguns clubes do interior estão fazendo, mas temos relatos de experiências ruins. Outro problema é que esperávamos um público superior nesses primeiros jogos do XV em Piracicaba”, disse Christofoletti. Um projeto futuro e embrionário proposto é a parceria entre XV e Selam para a implantação de núcleos de formação de jogadores em várias regiões da cidade. A princípio, o trabalho seria social. Porém, os jovens que se destacarem seriam encaminhados à base do clube. “O time que vence é procurado. Quanto melhor o trabalho de base, mais visibilidade o time tem e os jogadores de maior qualidade procuram a equipe para se profissionalizar. Com bons jogadores, além de títulos, o time formador ganha no primeiro contrato de venda e recebe receitas até o último contrato dele”, relatou o secretário de Esportes, Pedro Mello, lembrando ainda que a Prefeitura gasta cerca de R$ 40 mil por mês na manutenção do Estádio Barão da Serra Negra para a realização dos jogos do XV. “É preciso fazer a profissionalização da base e buscar parceiros interessados em valorizar um dos patrimônios de nossa cidade”, finalizou Gabriel Ferrato.