Compondo a programação das festividades do carnaval 2013 em Piracicaba e dando início no ano ao tradicional projeto Noite das Tradições, o Largo dos Pescadores da Rua do Porto recebe, ao nos dias 08 e 12 de fevereiro, a partir das 21h, a Noite das Tradições de Marchinhas, realizado pela SEMAC (Secretaria Municipal da Ação Cultural). A atração será o grupo Corda Solta, que contará com a participação de convidados especiais em ambas as noites em que subirá ao palco.

Nas duas noites de carnaval, o grupo Corda Solta se apresentará com Edne Aparecido Tito (percussão e vocal), Vlademir Fernando Quintino (percussão e vocal), Marcus Vinicius Godoy (violão de 7 cordas, contrabaixo e vocal), Marcos Vinicius Moraes (cavaquinho e guitarra), Sérgio Bragion (bateria), Paulo César de Sobral (trompete) e Emerson Luis Amaral Martins (trombone).

Participarão como convidados os seguintes cantores: Oriovaldo Messias Torrezan (Torrezan), José Eugênio da Silva Neto (Eugênio), Vivian de Alvarenga Lucci (Teca), Thelma Maria Gaspar de Camargo Sturion (Thelma) e Maria Alexandra de Souza (Alexandra)

“Basicamente as apresentações serão divididas em duas partes. Na primeira delas, o grupo entoará sambas de raiz e sambas-canções. Na segunda parte, o destaque total ficará para as tradicionais marchinhas de carnaval”, afirma o coordenador do projeto Noite das Tradições, Fábio Cardoso Monteiro.

NOITE DAS TRADIÇÕES

O projeto Noite das Tradições contará com 18 edições em 2012, sendo 12 fixas no Largo dos Pescadores da Rua do Porto e mais 6 itinerantes, que ocorrerão em diferentes bairros da cidade. Já estão confirmadas edições no Varejão da Paulista, Parque 1º de Maio e Praça da Imaculada Conceição.

“A Noite das Tradições é um programa de Ação Cultural que envolve todo o tipo de manifestação ligada ao folclore, além de festas populares e tradições musicais, como samba, cururu, catira e samba de lenço”, explica a secretária municipal da Ação Cultural Rosângela Camolese.

HISTÓRIA

Idealizado e coordenado por Fábio Cardoso Monteiro, o projeto Choros & Serestas, do qual faz parte a Noite da Seresta, teve início em 1993 e passou a contar com a parceria definitiva da Secretaria Municipal da Ação Cultural em 2001. O objetivo é promover o resgate de um gênero musical que deixou marcas profundas na cultura piracicabana, revivendo o romantismo de décadas passadas com a proposta de fomentar a confraternização social e valorizar os músicos e cantores de Piracicaba e região.

Piracicaba é uma das poucas cidades do Brasil onde ainda queima a chama da seresta e da serenata. Em todo o País, esse gênero musical recebeu tratamento regionalizado, com a adição do chorinho, de origem africana, popularizando a tradição com movimentos mais alegres. Sua expansão se deu a partir do Rio de Janeiro para outras regiões do Brasil, rompendo com a homogeneidade romântica prevalecente.

SERVIÇO

Noite das Tradições de Marchinhas apresenta o grupo Corda Solta e convidados. Sexta-feira, 08, e terça-feira, 12, às 21h no Largo dos Pescadores da Rua do Porto. Entrada gratuita. Para mais informações o telefone é (19) 3403-2600.