Está aberta no Hall Prof. Dr. Dalton Belmudes de Toledo, localizado na Biblioteca Pública Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto, a exposição “Entre Campos”, do artista plástico Ernandes Barbosa, que conta com telas em pequenos formatos e em estilo acadêmico impressionista. A exposição fica aberta até o próximo dia 28. A entrada é gratuita.

Os trabalhos foram compostos por meio da técnica óleo sobre tela. O destaque é a ausência de tamanhos padrões, com telas medindo em média 30 cm x 40 cm e 40 cm x 50 cm. O artista plástico Ernandes Barbosa estuda pintura desde os 17 anos, pinta profissionalmente há sete anos e está sempre em busca de expandir seus conhecimentos, seja por meio de workshops ou de viagens pelo mundo afora. “A busca por aperfeiçoamento é constante”, diz o autor dos trabalhos que, em grande parte, são inspirados em paisagens.

Nessa exposição Ernandes trabalhou o estilo acadêmico impressionista, que segue as tendências de escolas de artes, como perspectiva e equilíbrio de cores, mas que pode ser aplicado à outras vertentes artísticas, como realismo e impressionismo. Em suas obras é possível notar as tendências acadêmicas, mas o que vemos depende da distância que nos encontramos da tela. “A pintura é para ver de longe, não de perto, pois de longe é visto o lado pictórico, ritmo, cores e sugestão de informações, enquanto de perto podemos ver tela, pinceladas rápidas e massa”.

De acordo com Ernandes, as paisagens são importantes fontes de estudo e inspiração, pois trazem diferentes iluminações ao longo do dia devido à luminosidade natural. É preciso pintar rápido, para não perder as nuances proporcionadas pela luz, ou até mesmo fazer apenas um esboço enquanto observa o cenário e complementar mais tarde. Esse estilo mais rápido e solto é conhecido como skatch, e em contraponto à ele existe a técnica da luz universal, que acontece quando o tempo está nublado e permanecerá com a mesma iluminação ao longo das horas; com isso o artista pode trabalhar a obra de forma mais lenta e elaborada.

Para trabalhar a obra posteriormente o artista pode até tirar fotografias da paisagem, porém Ernandes não indica esse recurso, pois a câmera não tem a mesma referência e amplitude da pintura ao ar livre. Ele mesmo só faz uso da fotografia quando precisa registrar algo em movimento, como animais e crianças.

A Biblioteca Ricardo Ferraz de Arruda Pinto é mantida pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal da Ação Cultural (SEMAC).

SERVIÇO

Exposição “Entre Campos”, com trabalhos do artista Ernandes Barbosa. Aberta no Hall Prof. Dr. Dalton Belmudes de Toledo, na Biblioteca Pública Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto (rua do Vergueiro, 145, Centro), até o dia 28 de fevereiro, de segunda a sexta-feira das 8h às 18h e aos sábados das 8h às 12h. Entrada gratuita. Para mais informações, o telefone é (19) 3434-9032.