A partir de março, o Serviço Municipal de Águas e Esgoto (Semae), reajusta a tarifa de água e esgoto do município em 8,09%. O índice considera a inflação (IPCA) medida desde o último reajuste, em março de 2012, além da aplicação de 2,5% relativos ao autorizado pela Lei Municipal n.º 7.371/2011.

Este reajuste foi solicitado pelo Semae à Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (ARES-PCJ), que é a responsável pela análise, parecer técnico e proposição de reajustes de tarifas desde agosto de 2012, quando o município aderiu a essa agência, cumprindo determinação da Lei Federal n.º 11.445/2007.

O parecer técnico da ARES-PCJ, com a sugestão de percentual de reajuste, foi apresentado ao Conselho Municipal de Regulação e Controle Social de Piracicaba, para conhecimento, no final de novembro de 2012, ficando a decisão ao poder Executivo para janeiro de 2013, quando deve publicar o Decreto sobre o reajuste.

Com o reajuste, a tarifa residencial padrão em Piracicaba ficará em R$ 20,20 para até 10 metros cúbicos (m3) de água e esgoto. Mesmo com esse reajuste, a tarifa da cidade continuará abaixo do valor de outros municípios da região: para o mesmo consumo, em Americana custa R$ 22,80; em Santa Bárbara D´Oeste é de R$ 27,10; em Hortolândia é de R$ 28,71 e, em Campinas, atinge R$ 37,72.