Homenagear artistas e instituições culturais com trabalho destacado ao longo do ano é uma das formas pelas quais o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, reconhece a vitalidade da produção artística paulista e contribui para sua contínua evolução. Este é o objetivo do Prêmio Governador do Estado para a Cultura, que selecionará por meio de júris especializados e do voto popular as personalidades e entidades que marcaram o ano de 2012. Entre os concorrentes na modalidade Música está o maestro piracicabano Jamil Maluf, da Orquestra Experimental de Repertório.

Contemplando as modalidades Artes Visuais, Cinema, Circo, Dança, Teatro, Inclusão Cultural, Instituição Cultural e Mecenato, além de Música – e contando ainda com um prêmio especial para o grande Destaque Cultural do Ano – o Prêmio Governador é atualmente a maior premiação paga por um governo estadual brasileiro em reconhecimento à produção cultural local.

O objetivo do prêmio é prestigiar quem se destacou em 2012 por sua produção artística ou apoio à cultura. Atualmente, é a maior premiação deste tipo oferecida em reconhecimento a artistas em instituições por um governo estadual – no total, serão distribuídos R$ 520 mil. Além do prêmio em dinheiro, os ganhadores também vão receber um troféu criado especialmente para esta edição, pelo artista plástico Luiz Hermano, que se inspirou na arquitetura da capital paulista para compor as peças.

Em cada área haverá dois vencedores, um escolhido por comissões julgadoras e outro por voto popular. Os vencedores do voto popular serão escolhidos pelo público por meio da internet. A votação já está aberta e continuará até a véspera da cerimônia de entrega, em data a ser definida.

Assim como no ano passado, as categorias Instituição Cultural e Mecenato terão apenas voto popular. A primeira é destinada a instituições sediadas ou com unidades no Estado de São Paulo que desenvolvem atividades culturais. Na segunda, concorrem empresas que realizam atividades de financiamento e promoção cultural.

Já os vencedores do júri serão escolhidos por comissões julgadoras formadas por artistas, estudiosos e críticos de cada área. Cada ganhador desta modalidade receberá R$ 60 mil, além do troféu. Os votos podem ser efetuados por meio do site www.premiogovernador.sp.gov.br

“Feliz por estar indicado para o Prêmio Governador do Estado para a Cultura. Obrigado a todos que estão votando em mim e também pelas mensagens de felicitações”, escreveu Maluf em seu perfil no facebook.

DESTAQUE CULTURAL

Neste ano, o Prêmio Governador do Estado para a Cultura traz uma grande novidade com relação ao Destaque Cultural. Até o ano passado, o Destaque era escolhido entre os finalistas de todas as categorias; a partir deste ano, ele será apontado por uma comissão especial e anunciado antes da cerimônia.

Isso porque os demais finalistas foram elencados com base em sua produção artística do ano passado; já o prêmio Destaque Cultural é mais abrangente: tem o intuito de homenagear um artista com base no conjunto de sua obra e em seu histórico de vida. O ganhador do Destaque Cultural receberá prêmio em dinheiro no valor de R$ 100 mil.

Troféu de Mérito Cultural “Fabiano Rodrigues Lozano”

Em 2012, Jamil Maluf foi um dos grandes contemplados na entrega das Medalhas de Mérito Cultural, entregue pela SEMAC (Secretaria Municipal da Ação Cultural) e realizada no Teatro Municipal Dr, Losso Netto, no dia 28 de julho. O maestro piracicabano recebeu o Troféu de Mérito Cultural “Fabiano Rodrigues Lozano”.

De acordo com a secretária municipal da Ação Cultural, Rosângela Camolese, trata-se de um importante prêmio para Piracicaba. “Por meio desta outorga de medalhas e troféu, premiamos as pessoas que contribuem para a cultura em diversas áreas e manifestações artísticas, fomentando-a cada vez mais”.