Todos os anos, crianças, idosos, pessoas com deficiência e famílias são beneficiadas pela Prefeitura do Município de Piracicaba por meio de projetos sociais. De 2012 para 2013, os recursos repassados às entidades assistenciais da cidade, parceiras da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), aumentaram 14%, passando de R$ 12.193.520,26 para R$ 13.925.248,25.

Neste ano, serão desenvolvidos 22 novos projetos, com recursos oriundos do governo municipal, estadual e federal. Dentre todos os conveniamentos – parcerias e cofinanciamentos -, com recursos públicos da Assistência Social, aplicados em 2013, deverão ser atendidas cerca de 37 mil pessoas.

Os serviços oferecidos, por meio dos projetos, estão relacionados à proteção especial de pessoas com deficiência, fortalecimento e convivência para idosos, acolhimento institucional para crianças, adolescentes e idosos.

Os projetos promovem o atendimento, cadastramento, inclusões e exclusões do Cadastro Único do Governo Federal, a beneficiários dos Programas de Transferência de Renda (Bolsa Família, Renda Cidadã, Ação Jovem e Benefício de Prestação Continuada – BPC), atendimento socioeducativo a crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e social, em situação de rua e suas famílias; o serviço de cumprimento de medidas socioeducativa; cursos gratuitos que proporcionam oportunidades para novas fontes de trabalho e renda aos participantes; acolhimento institucional e provisório de crianças, adolescentes e idosos; serviços de habilitação e reabilitação; atividades da vida prática e diária; fortalecimento dos vínculos familiares e inclusão social, entre outros.

Em 2012, aproximadamente 36 mil pessoas foram atendidas, por meio de 24 projetos. Em 2013 dois projetos, a Estação Idoso e o Banco de Alimentos, foram inseridos no projeto Desenvolvimento de Habilidades, o que explica a redução de 24 para 22. O município de Piracicaba repassou nos últimos oito anos, R$ 32,6 milhões aos projetos em questão.

Projetos cofinanciados:

Projetos