Em Piracicaba, 7.227 do total de 25.111 pessoas com 60 anos de idade ou mais já receberam a vacina contra gripe. O número representa o cumprimento de 28,78% da meta que é imunizar aproximadamente cerca de 70% das 35,8 mil pessoas nessa faixa etária residentes no município.

O Secretário Municipal de Saúde, Fernando Cárdenas, disse que espera ultrapassar a meta e atingir todos os idosos, por ser essa uma faixa da população mais vulnerável a gripe e as suas complicações. “Nosso esforço em ampliar cada vez mais a cobertura vacinal busca melhorar a qualidade de vida dos idosos por meio da prevenção”, disse.

Neste sábado (29), dia da Mobilização Nacional da Campanha de Vacinação do Idoso, o prefeito Barjas Negri e o secretário de Saúde, Fernando Cárdenas estarão acompanhando o trabalho de mobilização, à partir das 9h, na Praça José Bonifácio para em seguida visitar outros pontos de vacinação.

Cerca de 86 postos estarão abertos para oferecer a vacina contra a gripe, sendo que duas equipes volantes percorrerão as regiões central e sul, abordando a população alvo da campanha.

Segundo a coordenadora de Enfermagem, Sandra Vidal, o número de doses aplicadas está acima do esperado e a cidade está em primeiro lugar em relação as demais cidades que compõem a DIR-XV. “Mesmo assim ainda não podemos descansar, pois ao contrário do que a maioria pensa, a gripe é uma doença perigosa, que pode provocar complicações e até levar o paciente à morte”, disse.

Sandra Viudal explica que a vacina é produzida com base em cepas de vírus mortos de maior circulação local e que de forma alguma causa gripe. Ela diminui em 90% dos casos o risco de contrair a doença. A dose leva duas semanas para surtir efeito. A dose é gratuita.

A vacina precisa ser tomada todos os anos. Estudos do Ministério da Saúde demonstram que a imunização reduz em 70% as internações hospitalares e evita 50% dos óbitos decorrentes das complicações da gripe.

A Coordenadora alerta ainda que aqueles que ainda não tomaram a vacina se dirijam ao posto mais próximo de sua casa e em caso de dúvidas procurem esclarecimentos junto aos técnicos da Vigilância Epidemiológica Municipal pelos telefones: 3437-7528 / 3437-7525.

Para receber a vacina, a pessoa deve levar a Carteira de Vacinação ou apresentar a Carteira de Identidade (RG). Mesmo pessoas cardíacas, asmáticas, diabéticas, hipertensas, com insuficiência renal ou hepática e portadores sintomáticos ou assintomáticos do vírus da Aids (HIV) ou com outro estado de baixa imunidade devem tomar a vacina.

A campanha 2006 o apoio de empresas e entidades como General Chains do Brasil, Belgo Arcelor, Wahler, Votorantim Celulose e Papel, Ferchimika, Santa Casa Saúde, Amhpla, Hospital dos Fornecedores de Cana, Unimed Saúde Preventiva, Enfermap, Esaup, Carrefour, Supermercado Beira Rio, BIG, Enxuto e Visart.