Na manhã de hoje (26), a corporação dos Bombeiros de Piracicaba, que este ano completa 50 anos, recebeu novos equipamentos. Foram disponibilizados R$ 120 mil, para a compra de equipamentos necessários às suas atividades. Participaram da entrega o prefeito Barjas Negri, o presidente da Câmara de Vereadores, Gustavo Herrmann e o vereador, Antônio Osvaldo Storel.

A aquisição dos novos equipamentos, conforme o prefeito Barjas Negri é de extrema importância para os bombeiros, que necessitam ter veículos, equipamento e agilidade para trabalhar. “A credibilidade destes profissionais está na eficiência e rapidez”, completou ele.

Na oportunidade, Barjas Negri esclareceu que durante o ano passado constatou espaço no orçamento da Câmara de Vereadores de Piracicaba, que permitia ao Legislativo auxiliar o município com recurso. Em contato com o presidente da Câmara, Gustavo Herrmann foi possível efetuar remanejamento de verba, possibilitando o pagamento a CPFL, em torno de R$ 2 milhões.

Ainda, como parte deste acordo, entre Câmara e Prefeitura, constava atender reivindicação de recurso para compra de equipamentos ao Corpo de Bombeiros. Durante a entrega dos equipamentos, foi solicitada atenção especial do prefeito, para viabilizar a conclusão da reforma do prédio, localizado na avenida Independência, que há cerca de seis anos está parada.O prefeito informou que a possibilidade da seqüência deste trabalho deverá ser discutida nos próximos 15 dias.

Barjas informou que para este ano vem sendo discutido com o presidente da Câmara, a respeito de possíveis remanejamentos de verba do orçamento do legislativo, que consta de folga superior a R$ 2 milhões, para serem aplicados no município em questões de segurança, recape e outros setores importantes à população, que serão apresentados com projeto de lei à Câmara.

Barjas citou que além da demanda do Corpo de Bombeiros, integram a relação das prioridades no seu governo a instalação das câmeras eletrônicas e contratação de mais 45 guardas municipais, entre outras.

De acordo com o tenente Silmar da Silva Sendin, os equipamentos adquiridos nesta compra são na maioria operacionais como de salvamento em altura, salvamento em enchente, equipamentos de mergulho e de busca na mata. Ele atribuiu esta conquista também ao empenho da Prefeitura, quanto aos trâmites legais e necessários para a compra.

Com isso, segundo o tenente Sendin, é possível oferecer, com condições plenas, atendimento de melhor qualidade, que no ano anterior. Ele fez questão de destacar que esta compra de equipamento no valor efetuada, é histórica para a corporação, nestes 50 anos, a serem completados em 20 de agosto próximo.

O tenente Sendin, que teve o pai, como antecessor nesta unidade destacou que este investimento pode ser considerado uma revolução, em termos de equipamento, o que contribui com brio e auto-estima dos bombeiros no seu trabalho do dia-a-dia, proporcionando mais segurança em suas ações.