O Centro de Atenção em Reabilitação Especial da Prefeitura de Piracicaba (Care) entrega, nesta quinta-feira (27), às 10 horas, 30 meios auxiliares de locomoção a portadores de necessidades especiais. Serão 29 cadeiras de roda e uma cadeira de banho.

Os equipamentos destinam-se a usuários do SUS cadastrados do Care, que aguardam a atualização dos respectivos meios auxiliares de locomoção. Num investimento de aproximadamente R$ 48 mil reais, a Prefeitura atende uma demanda reprimida, já que desde 2002 não há repasses federais para essa finalidade.

A carência deste tipo de auxílio aos portadores de necessidades especiais motivou a Secretaria de Saúde a investir na aquisição dos meios de locomoção. De acordo com a médica fisiatra e responsável pelo Care, Elizabete Suzana Pereira Furlan, existe uma programação também para a entrega de próteses e órteses. “Temos uma lista de espera, que aumenta a cada dia devido a inserção de novos pacientes. Por isso, é importante uma programação”, destaca a médica.

Elizabete cita a preocupação dos profissionais do Care na prestação de um atendimento personalizado. “Houve um esforço para adaptar cadeiras de roda às características de cada paciente”, detalha a médica. Dos 30 usuários contemplados, três são crianças. “São cadeiras novas e com bom nível de eficiência, ou seja, dentro das principais exigências do mercado”, destaca.

A médica defende a importância deste meio de locomoção aos portadores de necessidades especiais. “Os meios auxiliares são essenciais para que esses pacientes convivam em sociedade”, ressalta a fisiatra, que fala com carinho da entrega desta quinta-feira: “são pessoas que realmente necessitam deste meio auxiliar de locomoção”, completa.

* A entrega ocorrerá na sede do Care, que fica na Rua Floriano Carraro, 425, na Vila Rezende.