Cerca de 200 pessoas entre autoridades, vereadores, homenageados e demais convidados participaram hoje (25), das solenidades em comemoração ao aniversário de 103 anos de fundação da Guarda Civil Municipal de Piracicaba.

Durante a cerimônia realizada na sede da corporação foram entregues certificados aos 45 guardas graduados no Patrulhamento Tático com motos e prestada homenagem ao ex- inspetor da Guarda, Benedito Antônio Aparecido de Moraes, que atualmente é o presidente do Conselho Nacional das Guardas Civis Municipais.

A Guarda Civil Municipal foi fundada em 25 de abril de 1903, após o presidente da Câmara Municipal de Piracicaba, Dr. Paulo de Moraes Barros aprovar a criação do Corpo da Guarda e Polícia Municipal. A partir dessa época, o município passa a contar com a atuação da corporação que ao longo da história assumiu nomes como: Corpo de Vigilantes Noturno (1954), Guarda Noturno Municipal de Piracicaba (1956), Guarda Municipal (1969) e finalmente Guarda Civil do Município de Piracicaba (1990).

A partir da década de 90, a Guarda Civil expandiu sua atuação e começou a trabalhar mais próxima da população no intuito de auxiliar a promoção da ordem, da proteção e da segurança da cidade. Foram criados então, o Pelotão Escolar, Pelotão Ambiental e o primeiro Pelotão de Guardas Civis Femininas.

Para o Comandante da corporação, Silas Romualdo, o amadurecimento das ações da Guarda Civil voltado para a proteção do patrimônio público e, sobretudo da população torna cada vez mais claro o papel imprescindível da corporação na segurança do município. “Hoje estamos cada vez mais presentes no policiamento ostensivo, trabalhando de forma integrada com outras corporações”, disse.

No primeiro trimestre deste ano, a Guarda registrou um crescimento de 65% no número de ocorrências policiais e de auxílio público efetuadas pela corporação. Um comparativo dos mesmos períodos entre os anos de 2004 e 2005 também apontou aumento de 52% nas ocorrências atendidas pela corporação.

Segundo Silas Romualdo, esse aumento também comprova que o patrulhamento preventivo foi intensificado e começa a apresentar resultados favoráveis como a redução de 15% no roubo e furto de veículos em um comparativo entre os meses de março e fevereiro deste ano.

Romualdo lembrou ainda uma série de medidas de segurança ampliadas desde o ano passado, com o aumento da ronda escolar, remanejamento de efetivos, aumento da cota de combustível e do número de viaturas em circulação pela cidade, a aquisição de 10 motocicletas e a previsão de contratação de mais 45 guardas civis municipais por concurso público.

A Guarda conta atualmente com 341 guardas civis, 30 viaturas, 30 motos e 7 bicicletas. A corporação é formada pelo setor de Administração, Pelotão Ambiental, Pelotão Rural, Pelotão Motociclístico, Pelotão Ciclístico, Pelotão de Patrulhamento, Canil, Banda e Segurança Patrimonial.

A Guarda dispõe para população plantão 24 horas ininterruptas que pode ser acionado pelos telefones: 3422-0023 ou 1533.