O salão de festas do Clube de Campo lotou, na última quinta-feira (dia 20), quando ocorreu o baile de lançamento da 23ª Festa das Nações, com apresentações do cartaz deste ano, do grupo Menestréis Paulistanos e da banda Acropólis. Na ocasião, também foram conhecidas as rainhas e as embaixadoras das 17 barracas.

“O trabalho feito pelos voluntários durante a Festa das Nações é para quem usa e necessita das entidades”, disse o prefeito Barjas Negri, que aproveitou e convidou a população para participar como voluntário ou freqüentador. Para Barjas, a expectativa é que este ano supere em qualidade e público a Festa do ano passado. “Piracicaba dá exemplo de solidariedade ao Brasil”, finaliza.

A Primeira-Dama e Presidente do Fundo de Solidariedade de Piracicaba, Sandra Bonse Negri, também lembrou que a Festa das Nações é feita por voluntários. “As rainhas e embaixadores abrilhantam o nosso evento. Agradeço aos pais que confiaram na nossa equipe e autorizaram que suas filhas participem da Festa”, disse Sandra.

Antonio de Pádua Silva, representante das entidades, disse que a atual administração tem muita tenacidade para organizar a Festa das Nações. “As entidades sociais, talvez tenha neste evento, o maior suporte financeiro para as atividades do ano”, declarou.

O cartaz estiliza três pessoas que representam os principais elementos da festa: o anfitrião, o festeiro e o cozinheiro, representados respectivamente pelas cores verde, vermelho e azul. A criação foi do Centro de Comunicação Social da Prefeitura, através das publicitárias Ana Teresa Inforçato e Cristiane Lopes Fernandes e pelo artista gráfico Felipe Manoel Teixeira, todos do Departamento de Criação e Artes.

Durante o evento, as 17 rainhas e suas embaixadoras foram coroadas pelos Atiradores do Tiro de Guerra de Piracicaba. O desfile foi preparado pelo coreógrafo Marcos Túbero (Sapo), que também fez apresentação de sua academia 7&8 Cia de Dança.

A Festa das Nações é promovida pelo Fundo Social de Solidariedade de Piracicaba e ocorrerá de 17 a 21 de maio, no Engenho Central.

Participaram do evento representantes das empresas patrocinadoras, das 20 entidades assistenciais que integram a Festa, Vlamir Shciavuzzo (Presidente do Semae), os secretários municipais Rosângela Camolesi (Ação Cultural), Newton Yasuo Furucho (Administração) e Luciano Almeida (Indústria e Comércio), os vereadores José Longatto e Fausto Rocho, autoridades, imprensa, que serão recepcionados pela banda itinerante Havana.

Entenda o cartaz

A cor verde do anfitrião transmite tranqüilidade e convida a todos para prestigiar a festa. O festeiro, no centro, simboliza as culturas e a alegria da Festa das Nações. Sua cor, o vermelho, representa a vibração, o dinamismo, a paixão pelo evento e, também, marca o título 23ª Festa das Nações de Piracicaba. Por fim, o cozinheiro oferece, por meio das comidas típicas, os sabores das mais diversas regiões do mundo. Na tonalidade azul, remete ao sabor salgado.