A Secretaria Municipal de Ação Cultural entrega oficialmente na segunda–feira (1º) de maio, o Centro Cultura 1º de Maio, implantado nas dependências da antiga escola estadual Mário Chorilli.

Segundo a titular da pasta de Cultura, Rosângela Camolesi, uma das principais metas do governo municipal é a de descentralizar suas ações. Para isso, como falou Rosângela, a Prefeitura deverá implantar no município, neste governo, três centros culturais, sendo o 1º de Maio o pontapé inicial nesta área.

No local serão desenvolvidas inicialmente atividades de tear e mosaico. O espaço físico que deverá atender ações de políticas públicas para jovens e pessoas da 3ª idade será utilizado também para palestras educativas.“ A proposta do governo é tornar o local uma espécie de Liceu de artes e ofícios, proporcionando à comunidade, cada vez mais, opções e conteúdos na área de cultura”, completou Rosangela.

A definição dos dois cursos iniciais atendeu pesquisas feitas junto à população local e também interesses apresentados por lideranças, durante reuniões. Segundo Rosângela, no momento está sendo feita divulgação do novo espaço a ser disponibilizado aos moradores.

Posteriormente serão abertas as inscrições para os interessados nos respectivos cursos. As vagas serão limitadas entre 15 a 20 pessoas por turma e os demais aguardarão na lista de espera. Cada curso terá grade inicial de no máximo 100 pessoas. Conforme aumentar a demanda da população, por outros cursos, Rosângela esclareceu, que deverão ser disponibilizados .

O prédio da escola Mário Chorilli passou por adaptação geral do espaço físico, executada pela Secretaria Municipal de Obras, por meio da Construtora Concivi. A obra foi orçada em R$ 72.900,00, mais aditivo de R$ 19.764,81, recursos provenientes da própria Secretaria da Ação Cultural.

De acordo com o engenheiro da Semob, Maurício Desjardin, os trabalhos, iniciados em dezembro passado, consistiram em ampla revisão e recuperação dos sanitários masculino e feminino, com troca de vasos sanitários, torneiras, válvulas, registros, melhorias nas portas, batentes, fechaduras, azulejos, vidros, rede hidráulica e elétrica.

Também foi necessária, na cozinha do prédio, revisão completa nas redes hidráulica e elétrica, incluindo substituição de pia, torneiras, registros, azulejos, portas, fechaduras, armários e vidros. Quatro salas de aula tiveram troca de portas, fechaduras, vidros, lousas. A caixa d’água contou com revisão hidráulica, instalação de bomba de decalque e troca de bóias

Já no telhado teve substituição de telhas; os pára-raios passaram por revisão e novos foram instalados. Na parte externa do prédio, a revisão contemplou a área de passeios, canaletas para águas pluviais, jardins internos; recuperação de alambrados, portões, telas de proteção além de pintura geral interna e externa.