A Secretaria municipal de Educação iniciou na semana passada, a distribuição de cartão individualque autoriza os alunos do Ensino Fundamental das redes municipal e estadual, a utilizarem o transporte escolar gratuito.

A iniciativa, segundo Paulo Torres, responsável pelo Setor de Transporte Escolar da Educação, tem como objetivo coibir a utilização indevida do transporte gratuito. A previsão do setor é a de concluir, no decorrer desta semana, a entrega dos 8 mil cartões, aos alunos que atualmente usam este transporte.

Torres informou ainda que, como política da Secretaria de Educação, a entrega de novas escolas e ampliação de outras unidades, proporciona vaga ao aluno nas proximidades da sua residência. Ele esclareceu que a partir deste ano, os alunos ingressantes da 1ª e 5ª séries tiveram suas vagas disponibilizadas, na maior parte, nas escolas do seu bairro.

Segundo ele, com esta ação, a Secretaria busca atualizar o cadastro dos alunos que de fato se utilizam do transporte. A secretaria tem conhecimento de alunos que não integram o cadastro e utilizam, na forma de “carona”, este transporte, pelo fato de não ter que apresentar autorização individual.

Um total de 79 ônibus garante hoje, conforme Torres, o transporte diário destes 8 mil alunos.O transporte gratuito custa ao município anualmente cerca de R$ 4,5 milhões.