O nível do rio Piracicaba volta a colocar a Defesa Civil da cidade em estado de alerta. Hoje a vazão chegou a 390 metros cúbicos (390 mil litros) por segundo, às 10h –– para haver enchentes é necessário que a vazão supere os 500 metros cúbicos. A previsão meteorológica é que as chuvas diminuam à partir de hoje em Piracicaba.

No entanto, o secretário-executivo da Defesa Civil, Carlos Alberto Razzano, não descarta a hipótese de o rio transbordar, devido às intensas chuvas que estão caindo na cabeceira dos formadores do Piracicaba, na divisa com o estado de Minas Gerais.

Esta é a segunda vez em menos de um mês que o rio Piracicaba fica próximo do nível de enchente. Em 07 de março, o volume de água chegou a apenas 60 metros cúbicos (60 mil litros) do limite de vazão necessário para a ocorrência de enchentes, chegando a 440 metros cúbicos por segundo.

A Prefeitura dispõe de 200 homens divididos em cinco equipes que trabalham em alerta monitorando a vazão do rio e córregos e os pontos de alagamento. Segundo Razzano, a vazão do Piracicaba está sendo monitorada de duas em duas horas.

A vazão do rio Corumbataí, manancial que abastece 100% de Piracicaba, de acordo com o Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto), que monitora o curso d’água, hoje de manhã era de 38,55 metros cúbicos por segundo, três vezes mais que sua vazão normal, mas ainda não preocupante.

A defesa Civil está de plantão 24h, e pode ser acionada pelo código 199.