O município de Piracicaba vem aumentando anualmente o número de atendimento de crianças que apresentam necessidades especiais. A inclusão teve início em 2002, por meio do Setor de Educação Especial da Rede Municipal de Ensino, com atendimento de 69 alunos.

No ano seguinte, foram atendidas 80 crianças. Em 2004, totalizou 105. Em 2005, foram 130 e, em 2006, até o momento, são 138 alunos, mas o número poderá ser maior, considerando que muitas crianças estão chegando agora na rede e, no momento, passam por avaliação.

A Secretaria Municipal de Educação informou também que para crianças até 6 anos de idade existe apoio semanal efetuado, duas vezes por semana, por duas horas. Já para as crianças com idade acima de 6 anos, equipe multidisciplinar acompanha os casos.

Duas escolas municipais servem como referência no atendimento para crianças que apresentam necessidades especiais, no caso específico de surdas. São as escolas municipais de Educação Infantil – Emei Maria Guilhermina Lopes Fagundes – São Miguel e a Escola de Educação Fundamental – Emef Professora Ilda Jeny Stolf Nogueira.