Com a constatação do aumento no número de acidentes de trânsito em Piracicaba, após levantamento preliminar por meio de pesquisa, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (Semuttran) intensificará a fiscalização na cidade. O objetivo é coibir acidentes, principalmente os atropelamentos, e incentivar os motoristas a respeitarem o Código Nacional de Trânsito.

A pesquisa começou em 2002, com dados fornecidos pela Polícia Militar. A meta é verificar as ruas e avenidas com maiores índices e probabilidades de acidentes. A equipe técnica da Semuttran também se baseou em análise do número e da velocidade dos veículos em vários pontos da cidade durante o ano passado, incluindo cruzamentos semaforizados, para identificar a quantidade de veículos que avançaram a fase amarela e vermelha dos semáforos.

Atualmente, há cinco pontos monitorados por cinco equipamentos de avanço de sinal vermelho e quatro pontos com quatro equipamentos de medição de velocidade. Com o objetivo de diminuir os acidentes, a Semuttran aumentará o número de pontos e haverá rodízio dos equipamentos já existentes.

Receberão pontos para o avanço de sinal vermelho:

– cruzamento da av. Armando de Salles Oliveira com a rua XV de Novembro;

– cruzamento da av. Armando de Salles Oliveira com a rua Regente Feijó;

– cruzamento da av. Dr. Paulo de Moraes com a rua Benjamin Constant;

– cruzamento da av. Barão de Serra Negra com av. Dona Francisca;

– cruzamento da av. Independência com rua XV de Novembro.

Receberão pontos para o equipamento medidor de velocidade:

– cruzamento da av. Armando de Salles Oliveira com rua Regente Feijó;

– av. Rio Das Pedras, entre as ruas Fernando de Noronha e Bolívia;

– av. José Micheletti, entre as ruas Gomes Carneiro e D. Pedro I;

– av. Piracicamirim, entre as ruas Coriolano Ferraz do Amaral e Alexandre Herculano

As confluências da av. Armando de Salles Oliveira com a rua XV de Novembro e com a Voluntários de Piracicaba, no Centro, e a av. barão da Serra Negra com a Dona Francisca são os locais campeões em acidentes, uma vez que os motoristas cometem o maior número de infração do Código Nacional de Trânsito.

Antes destas medidas entrarem em vigor, devem passar por exigências legais, como a aferição e aprovação pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia), encaminhamento ao Denatran, Cetran e Jari para comprovar que as instalações obedeceram as normas de Resolução do Contran, além do apoio dos órgãos de comunicação para divulgação das alterações.

Por questão de segurança, a Semuttran informa que com a implantação do rodízio dos equipamentos, não será divulgado em quais pontos estarão instalados. Assim, a Secretaria espera que o motorista respeite o Código Nacional de Trânsito, visando diminuir o número de atropelamentos. A Secretaria já está instalando as carcaças que receberão os equipamentos após verificação dos órgãos competentes.