A secretária da Municipal da Ação Cultural, Rosângela Camolesi, reuniu-se ontem (22) de manhã, com o presidente da Apap (Associação Piracicaba dos Artistas Plásticos) Delfim Sérgio Freire da Rocha, a diretora da Pinacoteca Municipal, Darci Libardi, em coletiva para apresentar conquista de um convênio definitivo entre Secretaria da Ação Cultural e Apap.

A partir de 2006, a Secretaria da Ação Cultural firmou contrato definitivo com a Apap no valor de R$ 5 mil reais/mês. A espera pelo convênio foi uma luta de 25 anos. Este convênio irá contemplar a Associação com manutenção do prédio e, principalmente para aquisição dos prêmios oferecidos aos vencedores das mostras.

De acordo com Delfim, este ano a mostra “Almeida Júnior” terá novo critério. A premiação das obras será definida por estilos. Poderão ser apresentados dois estilos: o contemporâneo e o acadêmico. Cada artista concorrerá com duas obras em cada estilo.

Todos os anos, a Mostra “Almeida Júnior” que acontece na Pinacoteca Municipal “Miguel Dutra”, neste ano será no Teatro Municipal “Dr. Losso Neto”, devido as reformas na Pinacoteca.

A abertura oficial da XVIII mostra “Almeida Júnior” será no dia 05 de maio, às 20h, no hall do Teatro Municipal e os trabalhos ficarão expostos até o dia 26 de maio. O evento que se propõe divulgar e evidenciar a criatividade do artista piracicabano, também realizará uma homenagem ao dia do nascimento do seu patrono Almeida Jr, no dia 08 de maio, quando se comemora o Dia do Artista Plástico.

A inscrição para a XVIII Mostra “Almeida Junior” acontece de 23 e 24 de Março, das 09h às 17h. O artista deverá ser associado da Apap e apresentar obras, gravuras, fotografias, desenhos com 1 metro na vertical por 1.50 na horizontal, com moldura. As esculturas deverão ser apresentadas com 1.00 metro na vertical/horizontal.

Serviço – Inscrições na rua Gomes Carneiro, 815 –Centro. A taxa de inscrição para cada obra é de R$ 20 reais.