A secretaria municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam) realizou no último dia 20, a 2ª Conferência de Esporte da Cidade de Piracicaba.

Dos três principais objetivos do evento, o primeiro foi o de debater o temário da 2ª Conferência Nacional do Esporte, cujo tema central será “Construindo o Sistema Nacional de Esporte e Lazer”, que deverá ser realizada no período de 4 a 7 de maio.

O segundo foi o de encaminhar à 2ª Conferência Estadual do Esporte, que será realizada nos dias 24 e 25 em Guarulhos, as propostas de Piracicaba nessa área. E o terceiro foi o de Eleger delegados (as) para a 2ª Conferência Estadual de Esportes.

Durante a Conferência tiveram direito a voz e voto gestores, administradores, legisladores, entidades profissionais, acadêmicas e de pesquisa, administradores do esporte e da prática do esporte e lazer, trabalhadores, empresários, ongs, movimentos sociais e populares, bem como cidadãos e esportistas interessados em debater e formular propostas às políticas públicas do setor.

O encontro que contou também com a presença do Secretário de Esportes, Pedro Mello teve como conferencista convidado o Secretário Nacional de Desenvolvimento do Esporte e do Lazer do Ministério do Esporte professor Lino Castellani Filho, que abordou o atual Sistema Nacional de Esportes, a complexa realidade e diversidade do esporte e lazer em todo país, além dos possíveis caminhos a seguir envolvendo a participação dos esportistas de todo país.

Ao final da Conferência foi aprovado o Regimento Interno da Conferência. Em seguida foram formuladas propostas, que receberam a aprovação dos presentes. Na ocasião também foram escolhidos os 15 delegados que representarão e defenderam as propostas de Piracicaba na Conferência Estadual.

Para o professor e diretor da Selam, João Francisco Godoy-Johnny, o evento contou com uma parcela bem diversificada e representativa do meio esportivo e do lazer da cidade. Estiveram representadas entidades como Unimep, Sesc, Sesi, Ongs, Panathlon, Piracicaba 2010, Coordenadores de importantes projetos da Selam, representantes de entidades esportivas locais, equipes do esporte piracicabano, representantes de escolas, conselheiros municipais, empresas, entidades, estudantes, dirigentes comunitários e esportistas.

Jhonny destacou a participação ,no evento, da modalidade Quimbol, pelo fato dos praticantes terem vindo uniformizados visando ratificar o reconhecimento da modalidade como esporte de identidade nacional na 1ª Conferencia Nacional de Esportes.

As propostas discutidas e apresentadas se relacionaram aos quatro eixos principais que norteiam o esporte nacional:

-Estrutura: organização, agentes e competências;

-Recursos humanos e formação;

-Gestão e controle social;

-Financiamento. “

A Selam, fornecerá o transporte a todos delegados piracicabanos para participarem da Conferência Estadual.