O prefeito Barjas Negri participou ontem (21) do lançamento da pedra fundamental da empresa coreana CJ Brasil, primeira unidade da CJ Corporation no país, no bairro Itaperu, local do terceiro distrito industrial de Piracicaba, com investimento inicial de US$ 100 milhões. O evento contou com a participação do governador Geraldo Alckmin e dos diretores da nova empresa.

Durante a cerimônia, foi assinado convênio entre os governos municipal e estadual, para construção da via de acesso entre o distrito e a Rodovia Geraldo de Barros. Segundo Alckmin, as obras começarão dentro de 15 dias.

Na ocasião, o secretário municipal da Indústria e Comércio, Luciano dos Santos Tavares Almeida, informou que está negociando com uma empresa australiana para se instalar no município, que teria interesse em investir 14 milhões de euros. Almeida informou que a concorrência é com outras duas cidades, sendo uma delas Campinas. “Estamos em vantagem. Esta empresa tem relação comercial com a CJ, por isso costuma se instalar na mesma cidade”, disse.

A CJ Brasil produzirá 57,7 mil toneladas do aminoácido lisina por ano, extraído da cana-de-açúcar e utilizado na fabricação de ração animal. A empresa está se instalando em terreno de 1,6 milhão de metros quadrados do total de 5 milhões do distrito industrial. Quando entrar em operação, a CJ criará 250 empregos diretos.