O ator, diretor e dramaturgo Celso Frateschi foi escolhido para encerrar a edição 2011 do projeto Conversa de Boteco. O encontro acontece na próxima segunda-feira (12), no Lao Bar Bistrô, às 20h, e terá como tema Um ator de teatro. A entrada é gratuita.

Com mais de 40 anos de carreira artística, Frateschi é atualmente o diretordo Tusp (Teatro da Universidade de São Paulo). Desde o ano passado, está em cartaz com o espetáculo O Grande Inquisidor, baseado na parábola que compõe a obra Os Irmãos Karamazov, de Fiodor Dostoievski. Em 2011, interpretou o personagem Nelson Cerqueira na novela O Astro, que foi ao ar entre julho e outubro na Rede Globo.

Professor de interpretação na EAD-USP (Escola de Arte Dramática da Universidade de São Paulo), Frateschi também é conhecido pela atuaçãopolítica cultural. Ele foi secretário de Cultura nos municípios de São Paulo, Santo André e São Bernardo do Campo, além de ter presidido a Funarte (Fundação Nacional de Arte).

Trabalhou com os principais diretores do teatro brasileiro, como Enrique Diaz, José Possi Neto e Domingos de Oliveira. Foi premiado nos espetáculos Os Imigrantes, autoria própria, Prêmio Mambembe de Melhor Projeto (1978); Eras (1988), de Heiner Müller, Prêmio Shell de Melhor Ator; Do Amor de Dante por Beatriz, de Dante Alighieri, com adaptação de Elias Andreato, Prêmio Apetesp de Melhor Ator (1996). Na televisão, participou de minisséries e novelas como Memorial de Maria Moura, A Muralha, O Beijo do Vampiro, Um Só Coração, Paixões Proibidas, Caros Amigos e Casos e Acasos.

CONCEPÇÃO – O Conversa de Boteco tem recursos do FAC (Fundo de Apoio à Cultura) da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural). Vários nomes do movimento cultural da cidade – autointitulado Produção Paralela – se uniram para formatar a edição 2011 e tiveram como parceiros o Sesi, Tusp/Piracicaba, Casvi, Núcleo Universitário de Cultura, Conselho Municipal de Cultura, Lao Bar Bistrô, Ponto de Cultura Garapa, Bar Cruzeiro, MovimentAção Cultural e Apite!.

O projeto nasceu na Primeira Semana de Teatro de Piracicaba, em março de 2009, com a intenção de discutir e trocar informações sobre a arte e a cultura, formar novos pensadores em Piracicaba e permitir que artistas locais possam colocar suas realidades e discuti-las com gabaritados profissionais e intelectuais de diversas áreas.

“Em reuniões constantes, nós, artistas cênicos da cidade, percebemos que uma de nossas carências era um espaço alternativo de discussão sobre o movimento artístico e cultural˜, diz Fátima Monis, orientadora do Núcleo de Artes Cênicas do Sesi de Piracicaba e uma das articuladoras da iniciativa.“Nossa intenção foi proporcionar aos artistas de Piracicaba o encontro com outros artistas, intelectuais e estudiosos das artes, trazendo conhecimentoda realidade artística brasileira e mundial”, completa Fátima.

PARTICIPANTES – O primeiro encontro de 2011 aconteceu em 6 de setembro, como parte da programação do 17º Pirateatrando. O fundador da Cia. De Teatro Fábrica, Roberto Rosa, esteve no Bar Cruzeiro para falar sobre O teatro no interior. Em 26 de setembro, o dramaturgo Mário Bortolotto discutiu Dramaturgia, literatura e rock and roll no Ponto de Cultura Garapa.

Também no Ponto de Cultura aconteceu o encontro com Luiz Carlos Moreira,diretor, cenógrafo, iluminador e fundador do grupo Engenho Teatral, no dia 31 de outubro. O debate, incluído na mostra Cenas sem Fronteiras do 6º Fentepira (Festival Nacional de Teatro de Piracicaba), teve como tema Políticas públicas em cultura.

Já o Lao Bar Bistrô sediou outras duas edições das conversas: em 17 de outubro, com o professor de filosofia e psicanalista Márcio Mariguela (sobre Antonio Pacheco Ferraz, um piracicabano em Paris), e em 28 de novembro, com Eduardo Seincman, compositor, autor de CDs e livros sobre música (tema A força estranha da voz).

SERVIÇO

Conversa de Boteco com Celso Frateschi. Nesta segunda-feira, 12de dezembro, às 20h, no Lao Bar Bistrô (rua do Vergueiro, 156, Centro).Mais informações: (19) 3374-0764.